As representações sociais sobre as dificuldades de aprendizagem da disciplina de Sociologia no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Sociologia. Alunos. Representação social. Dificuldades

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar e compreender as representações sociais que os discentes de segundo e terceiro ano do ensino médio possuem a respeito da aprendizagem na disciplina Sociologia nas escolas públicas piauienses Unidade Escolar Valdivino Tito, Unidade Escolar Treze de Março e Colégio Estadual Professor Raimundinho Andrade no final do segundo semestre do ano letivo de 2016. A pesquisa foi realizada com a aplicação de questionários semi estruturados voltados para os alunos e professores com a finalidade de se analisar a formação sociológica dos discentes e suas dificuldades na aprendizagem da disciplina. A abordagem do problema é quantitativa a fim de se apreender as representações sociais formuladas pelos sujeitos investigados. O embasamento teórico pautado em representação social coaduna com utilização do método quantitativo, uma vez que este fomenta a análise das informações empíricas que são buscadas através da investigação de um grande número de sujeitos. A Teoria da Representação Social e a metodologia elencada visou compreender a construção do conhecimento leigo elaborada pelos alunos objetivando uma visão mais definida sobre o tema pesquisado e uma maior aproximação sobre a realidade da formação sociológica que se almeja investigar. Os resultados expõem que os discentes compreendem a importância da Sociologia em sua formação, embora ainda enfrentam dificuldades em interpretar teorias sociológicas pela sua natureza crítica e reflexiva. Os dados coletados constatam que os discentes estão interessados em participar de aulas que permitam desenvolver o sentimento de pertença ao assunto abordado contribuindo para elaboração e reflexão de conceitos sociológicos.

 

THE SOCIAL REPRESENTATIONS ON THE DIFFICULTIES OF LEARNING OF THE DISCIPLINE SOCIOLOGY IN MIDDLE SCHOOL

 

The article aims to analyze and understand the social representations that the second and third year high school students have regarding the learning of the discipline Sociology in the public schools Valdivino Tito School Unit, Thirteen School Year Unit and Professor Raimundinho Andrade State College in Campo Maior at the end of the second semester of the 2016 school year. The research was carried out with the application of semistructured questionnaires aimed at the students and teachers with the purpose of analyzing the sociological formation of the students and their difficulties in the learning of the discipline. The content of the research is quanti-qualitative in order to apprehend the social representations formulated by the investigated subjects. The theoretical basis based on social representation is consistent with the use of the quantitative-qualitative method, since it fosters the analysis of the empirical information that is sought through the investigation of a large number of subjects. The Theory of Social Representation and the methodology proposed aimed to understand the construction of lay knowledge developed by the students aiming at a more defined vision about the subject researched and a closer approximation about the reality of the sociological formation that is sought to investigate. The results show that the students understand the importance of Sociology in their formation, although they still face difficulties in interpreting sociological theories by their critical and reflexive nature. The data collected show that students are interested in participating in classes that allow the development of the feeling of belonging to the subject addressed contributing to the elaboration and reflection of sociological concepts.

Referências

ALBUQUERQUE, Lia. (2016), Matos Brito de. Subjetividade e representações sociais de escola dos alunos do curso de pedagogia. In: 31ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu –MG. 2008. Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT20-5064--Int.pdf. Acesso: 16 novembro.

ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. (2009), Abordagem societal das representações sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, p. 713-737, set./dez. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/se/v24n3/05.pdf>. Acessado em 20 de dezembro de 2016.

ARRUDA, Angela; CARVALHO, João Gilberto da Silva. (2008), Teoria das representações sociais: um diálogo necessário. Paidéia. 18(41), 445-456. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

BARDIN, Laurence. (1977), Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BORGES, Adriana Cristina. (2014), Tecnologia e ensino de Sociologia: interfaces problematizadas pelos professores no ensino médio. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

BOURDIEU, Pierre. (1989), O poder simbólico. Ed. DIFEL, Rio de Janeiro.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON. J. (1992), A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação; Disponível em:< https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acessado em 30 de outubro de 2016.

COSTA, Lucio Flavio Ferreira; ALVES, Maria Railma; TEIXEIRA, Regina Célia Fernandes. (2010), Sociologia da Educação (Ciências Sociais. 3º período). Minas Gerais: Montes Claros, 2010.

COSTA, Marina Aparecida Tenório Salvador da. (2009) Descaminho do poder profissional Docente: uma leitura das representações do professor. Recife. Disponível em: < http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9420>. Acessado em 14 de dezembro de 2016.

GIANNOT, José Arthur. (1978), Os pensadores – Auguste Comte. Editora Abril Cultural. São Paulo. Disponível em: <https://cesarmangolin.files.wordpress.com/2010/02/colecao_os_pensadores_auguste_comte_-_obra_e_vida.pdf>. Acessado em 29 de dezembro de 2017.

JINKINGS, Nise. (2007), Ensino de sociologia: particularidades e desafios contemporâneos. Mediações - Revista de Ciências Sociais. V. 12, N. 1, P. 113-130, jan/jun. Londrina. Disponível em:<http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3391/2761>. Acessado em 20 de outubro de 2016.

JODELET, Denise. (2009), O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, p. 679-712. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/se/v24n3/04.pdf. Acessado em 12 de dezembro de 2016.

JODELET, Denise. (2001), Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org). As representações sociais. Tradução de Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ. Disponível em < https://pt.scribd.com/doc/61566294/Representacoes-Sociais-Cap-01-Jodelet>. Acessado em 27 de novembro de 2016.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. (2003), Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo : Atlas.

MESQUITA, Bruna Karine Nelson. (2016), As representações socais sobre o ensino de Sociologia e formação docente: um estudo acerca do PIBID de Sociologia da UFPI. 133 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Piauí.

MORAES, Amaury Cesar. (2003), Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. São Paulo. v.15. n.1, p. 5-20. Abr.

MOSCOVICI, Serge. (2007), Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Trad. Pedrinho A. Guareschi. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

MOURA, Neide de Lima. (2012),O papel da sociologia na formação do jovem: perspectivas dos estudantes. 147 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo.

MUNARI, Alberto. (2010), Jean Piaget. Tradução e organização: Daniele Saheb. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana.

OLIVEIRA, Márcio S.B. de. (2004), Representações Sociais e sociedades: a contribuição de Serge Moscovici. Revista brasileira de ciências sociais – Vol.19 N°. 55, On-line version ISSN 1806-9053, São Paulo. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v19n55/a14v1955.pdf>. Acessado em 27 de dezembro de 2016.

PIAUÍ. Resolução CEE/PI nº 111/2009. Regulamenta a implantação das disciplinas Filosofia e Sociologia no Ensino Médio no âmbito do Sistema de ensino do Estado do Piauí e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em 20 de dezembro de 2016.

PILETTI, Nelson. (2002), Sociologia Da Educação. 18ª edição 3º impressão. Editora Ática.

PORTAL MEC, Governo lança Novo Ensino Médio, com Escolas em tempo Integral e nova proposta curricular. De 22 de setembro de 2016. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=39571:proposta-preve-%20flexibilizacao-e-r-1-5-bilhao-em-investimentos-em-escolas-de-tempo>. Acesso em 21 de dezembro de 2016.

RÊSES, Erlando da Silva. (2004), ...E com a palavra: os alunos. Estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do distrito federal sobre a sociologia no ensino médio. 147p. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Brasília-DF.

SÁ, Celso Pereira de. (1998), A Construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ. Disponível em: < http://www.mazzotti.pro.br/resources/SA_A_Construcao_do_objeto_de_pesquisa_em_representacoes_sociais.pdf. Acessado em 19 de dezembro de 2016.

SANTOS, M. de F. de S. (2005), A Teoria das Representações Sociais. In: SANTOS, M. de F. de S.; ALMEIDA, L. M. de. (Org.) Diálogos com a Teoria das Representações Sociais. Pernambuco: Ed Universitária da UFPE. p.15-38.

SILVA, Ileizi. (2005), A Sociologia no Ensino Médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. In: XII CONGRESSO Brasileiro de Sociologia. Belo Horizonte.

SOARES, Norma Patrycia Lopes.(2011), Dimensões didática, afetiva e formativa de docência que tecem as representações sociais entre licenciandos da UFPI. 163f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN. Disponível em: < https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14385/1/NormaPLS_TESE.pdf>. Acessado em 23 de dezembro de 2016.

SOUZA, Liliane Pereira de. (2012) A violência simbólica na escola: Contribuições de sociólogos franceses ao fenômeno da violência escolar brasileira. Revista LABOR nº7, v.1 ISSN: 19835000. Disponível em:<http://www.revistalabor.ufc.br/Artigo/volume7/2_A_violencia_simbolica_na_escola>. Acessado em 30 de agosto de 2016.

COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO

CARVALHO, Marina de; PAZ, Raiana Santos da. As representações sociais sobre as dificuldades de aprendizagem da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.1, n.2, p.88-109, 2017.

Recebido em: 20 de nov. 2017

Avaliador 1: 11 de dez. 2017

Avaliador 2: 12 de dez. 2017

Aceito em: 05 de jan. 2018

Downloads

Publicado

03-02-2018

Como Citar

DA PAZ, R. S., & DE CARVALHO, M. (2018). As representações sociais sobre as dificuldades de aprendizagem da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(2), 88–109. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/92

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.