A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE/CAMPUS RIO BRANCO
Palabras clave:
Sociologia Educação Profissional Instituto Federal do AcreResumen
Neste artigo, buscamos compreender a presença da disciplina de Sociologia no currículo dos cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco. A pesquisa está ancorada no materialismo histórico-dialético e faz uso de pesquisa bibliográfica e documental (projetos pedagógicos de cursos e ementas das disciplinas de Sociologia I, II e III). A criação da Rede EPT (Educação Profissional e Tecnológica) e, por conseguinte, a autonomia didático-pedagógica de cada campus evidencia a contribuição da Sociologia Crítica para uma formação politécnica e omnilateral, considerando as temáticas que facilitam a transdisciplinaridade no ensino.
Palavras-chave: Sociologia. Educação Profissional. Instituto Federal do Acre.
In this article we seek to understand the presence of Sociology in the curriculum of the Integrated High School with Technical Education courses at the Federal Institute of Acre, Rio Branco Campus. The research is grounded in dialectical historical materialism and employs bibliographic and documentary research (educational projects of courses and syllabi of Sociology I, II, and III). The creation of the EPT Network and, consequently, the pedagogical didactic autonomy of each campus highlights the contribution of Critical Sociology to a polytechnic and omnilateral education, considering topics that facilitate transdisciplinarity in teaching.
Abstract: Sociology, Professional Education, Federal Institute of Acre.
Citas
ALVAREZ, Carmem Paola Torres.; ACÁCIO, Maria Lucilene Belmiro de Melo. Caminhos para a consolidação do currículo da educação profissional integrada ao ensino médio: a experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. In: Os “Nós” que fortalecem a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, v. 89051, p. 7, 2019.
ARROYO, Miguel González. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.
BRASIL. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Documento base, Brasília: MEC, 2007.
BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude, v. 5, p. 139-160, 2021
BODART, Cristiano das Neves. Sociologia e Educação: Debates necessários – volume I. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019.
BRAGA, Janaira Pacheco de; PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia no Ensino Técnico Agrícola Integrado. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, 2018.
BRASIL. Lei 11.892/2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 20 fev. 2023.
BRASIL. Lei Ordinária 11.684 de 02 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 de junho de 2008.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Ciências Humanas e suas tecnologias. Capítulo 4: Conhecimentos de Sociologia, 2008, p.105-133.
CARIDÁ, Ana Carolina Bordini Brabo; ROSSO, Kelem Ghellere. Ensino de Sociologia e Educação Profissional e Tecnológica: uma perspectiva crítica a partir das discussões do mundo do trabalho. In: OLIVEIRA, A. et al. Conquistas e resistências do ensino de sociologia: ENESEB 2019. Maceió, AL: Café com Sociologia, 2021.
CHAUI, Marilena. Filosofia e Sociologia. São Paulo. Ática, 2010.
CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral. Por que Lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/7693/5935. Acesso em: 25 fev. 2024.
CIGALES, Marcelo Pinheiro; ARRIADA, Eduardo. Algumas considerações sobre o ensino da sociologia na educação brasileira 1882-1942. Perspectivas Sociais, n. 1, 2013.
CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CONIF). Diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, 2022. Disponível em: https://portal.conif.org.br/publicacoes/diretrizes-para-a-educacao-profissional-e-tecnologica-do-brasil. Acesso em: 06 maio 2023.
CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CONIF). Diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, 2021. Disponível em: https://portal.conif.org.br/geral/nota-de-esclarecimento-sobre-o-pnld-2021 . Acesso em: 13 mar. 2023.
COSTA, Maria Cristina. Castilho Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2002.
DE LIMA, José Glauco Smith Avelino et al. Os lugares da sociologia na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 13, p. 150-169, 2017.
DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do futuro cidadania hoje e amanhã. São Paulo: Ática, 2005.
DISMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. São Paulo: Ática, 2011.
FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: SALETE, Roseli Caldart.; PEREIRA, Isabel. Brasil.; ALENTEJANO, Paulo.; FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, p. 748-759, 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação e Sociedade, v. 28, p. 1129-1152, 2007.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.) Ensino Médio integrado: Concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GAMBOA, Silvio Ancisar. Sanchez. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6.ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOLOVATY, Ricardo Vidal. A sociologia no ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás pela noção de politecnia. Revista CTS IFG Luziânia, v. 1, n. 1, 2015.
HATUGAI, Érica Rosa. Metodologia do ensino de Sociologia Editora e Distribuidora Educacional S.A. Londrina, 2017.
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE. Projeto pedagógico do curso técnico integrado ao ensino médio em informática para a internet. Rio Branco Ifac/Campus, 2017 b.
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE. Projeto pedagógico do curso técnico integrado ao ensino médio em edificações. Rio Branco: Ifac/Campus Rio Branco, 2017 a.
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE. Projeto pedagógico do curso técnico integrado ao ensino médio em rede de computadores. Rio Branco: Ifac/Campus Rio Branco, 2017c.
LEITÃO, Luciney Araújo; FREITAS, Renata Gomes de Abreu. Notas sobre uma disciplina marginal: A Sociologia no currículo da Rede Federal de Ensino. Revista Conexão na Amazônia, v. 3, n. Edição especial, p. 197-216, 2022.
LIMA, José Gllaucio Smith Avelino de. et al. Os lugares da Sociologia na formação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 13, p. 150-179, 2017.
LIMA, Vinícius Carvalho. O Ensino de Sociologia no currículo integrado: o que nos diz a experiência docente com a disciplina nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). Latitude, Maceió, v.15, edição especial, p.90-114, 2021.
MARTINS, Carlos. Benedito. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MEDEIROS, Bianca Freire.; BOMENY, Helena. Tempos modernos, tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2010.
MORAES, Amaury César. Em que a sociologia pode contribuir para a educação profissional e tecnológica? Holos, v. 5, p. 166-174, 2013.
NEUHOLD, Roberta dos Reis; POZZER, Márcio Rogério Olivato (Orgs.). O ensino de sociologia e os dez anos dos institutos federais (2008-2018). Macéio, AL: Café com Sociologia, 2019.
OLIVEIRA, Amurabi Pereira de. Em que a sociologia pode contribuir para a educação profissional e tecnológica? Holos, v. 5, p. 166-174, 2013.
OLIVEIRA, Amurabi Pereira de. Para que Serve Sociologia? Intinerários na Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Tecnologia & Cultura - Rio de Janeiro - ano 12 - nº 16 - pp. 22/29 - jan./jun. 2010.
OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, 2011.
OTRANTO, Celia Regina. Criação e implantação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia–IFETS. Revista Retta, v. 1, n. 1, p. 89-110, 2010.
PALHANO, Raimunda Santos. A prática do ensino em sociologia na educação técnica no Instituto Federal do Maranhão-IFMA. 2022.
PEREIRA, Isabel Brasil et al. Dicionário da educação profissional em saúde. Epsjv, 2008.
RAMOS, Marise Nogueira. Currículo Integrado - Verbete. In: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ. (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2006, p. 77-80.
RAMOS, Marise. Ensino Médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. In: ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Cláudio Nei Nascimento da (orgs.) Ensino Médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.
RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.). Ensino Médio integrado: Concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
RÊSES, Erlando Silva. Representações sociais dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, vol. 12, n.1, p.177-194, jan./jun. 2007.
RODRIGUES, José. Ainda a educação politécnica: o novo decreto da educação profissional e a permanência da dualidade estrutural. Trabalho, Educação e Saúde, 3 (2): p. 259-282, 2005.
SANTOS, Elisângela da Silva; PINTO, Gustavo Louis Henrique. Apontamentos sobre a sociologia no Ensino Médio técnico integrado e o pensamento social brasileiro. In: NEUHOLD, Roberta dos Reis; POZZER, Márcio Rogério Olivato (Orgs.). O ensino de sociologia e os dez anos dos institutos federais (2008-2018). Maceió, AL: Café com Sociologia, 2019.
SANTOS, Mário Bispo dos. A sociologia no contexto das reformas educacionais: um século de idas e vindas da sociologia no ensino médio. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Departamento de Ciências Sociais, 2002.
SAVIANI, Demerval. O choque teórico da politecnia. In: Trabalho, Educação e Saúde, v.1, n1, 2003. Disponível em: https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1958 Acesso em: 24 fev 2024
SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. 2003.
SILVA, Maria Lionilde Araujo da et al. Que a Política Esteja com Você: o ensino de filosofia a partir da saga Star Wars em cursos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Acre. 2021.
SILVA, Maria Perpetua Carvalho da. Discussão sobre as bases conceituais da educação profissional e tecnológica nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em matemática. Anais VII ENALIC. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/51396>. Acesso em: 19 nov. 2023.
SILVA, Nara Alinne Nobre da. As atividades experimentais no contexto da docência nos institutos federais do estado de Goiás: reflexões a partir da epistemologia fleckiana. 2022.
TELES, Maria Luiza Silveira. Sociologia para jovens: iniciação á sociologia. 12. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
TOMAZI, Nelson Dacio Sociologia para o Ensino Médio. 2 ed, São Paulo: Saraiva, 2010.
TOMAZI, Nelson Dacio; LOPEZ Júnior, Edimilson Lopez. Uma Angústia e duas Reflexões. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso. de (org.). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussões de sociologia no ensino Médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 LUCINEY ARAÚJO LEITÃO, JOSINA RIBEIRO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).