PERFIL AUTORAL DOS LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA (PNLD 2012-2021)

Autores/as

  • Cristiano das Neves Bodart Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.
  • Thiago de Jesus Esteves Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
  • Caio dos Santos Tavares Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

Palabras clave:

PNLD, Livro Didático, Ensino de Sociologia, Autoria

Resumen

Este artigo investiga, por meio de análise comparativa, os perfis dos autores e das autoras dos livros didáticos voltados ao ensino de Sociologia escolar, aprovados nas edições de 2012, 2015, 2018 e 2021 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo resultante da necessidade de compreender o perfil dos agentes produtores de livros didáticos distribuídos gratuitamente nas escolas públicas, especialmente após as mudanças no PNLD, e os possíveis impactos nas obras. Foi constatado que as mudanças significativas promovidas no PNLD 2021, dentre elas o fato de que o aumento quantitativo no número de livros didáticos aprovados para distribuição no PNLD 2021 não resultou em uma ampliação proporcional no número de novos autores e novas autoras, graduados e graduadas em Ciências Sociais. Foi evidenciado também, um distanciamento de grande parte dos(as) autores(as) graduados(as) em Ciências Sociais, com o subcampo do ensino de Sociologia. Contudo, ampliou-se o percentual dos(as) autores(as) experientes em relação ao PNLD e atuantes como docentes, no ensino médio.

Biografía del autor/a

Cristiano das Neves Bodart, Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.

Doutor em Sociologia (USP), professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-Ufal).

Thiago de Jesus Esteves, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Doutor em Educação (UFRRJ). Professor de Sociologia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

Caio dos Santos Tavares, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

Mestre em Sociologia (UFAL). Docente na disciplina de Sociologia nas escolas vinculadas a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

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Publicado

2023-12-24

Cómo citar

Bodart, C. das N., de Jesus Esteves, T., & dos Santos Tavares, C. (2023). PERFIL AUTORAL DOS LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA (PNLD 2012-2021). Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(1), 06–36. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/473

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