PAULO FREIRE E O ANALFABETISMO SOCIOLÓGICO

Por uma Sociologia dos oprimidos

Autores/as

  • Ivan Penteado Dourado UDESC PPGE

Palabras clave:

Ensino de Sociologia, Paulo Freire., Analfabetismo sociológico, Sociologia dos oprimidos

Resumen

A presente discussão, de ordem teórica e bibliográfica, retrata os ganhos formativos e pedagógicos, defendidos por Paulo Freire, para pensar o ensino de Sociologia voltado à humanização e autonomia. Tendo como base o passado histórico brasileiro (da quase inexistência da Sociologia no currículo escolar) partimos de uma realidade fundante que identificamos, aqui, como analfabetismo sociológico. A presente pesquisa identifica a necessidade de articulação do ensino sociológico dentro de novos parâmetros estratégicos no espaço escolar. Identifica-se, também, a necessidade de reconhecimento de uma posição política na prática pedagógica, na seleção e no uso pedagógico dos conhecimentos que serão mobilizados em aula. A Sociologia possuiria, nessa proposta, um amplo potencial de movimentar a curiosidade epistêmica frente aos fenômenos sociais. Assim, a conclusão da presente pesquisa aponta para uma responsabilização dos educadores do campo do ensino de Sociologia na superação do analfabetismo sociológico brasileiro por meio do uso de conceitos geradores selecionados pela sua capacidade de libertar a consciência social dos oprimidos.

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Publicado

2023-12-24

Cómo citar

Penteado Dourado, I. (2023). PAULO FREIRE E O ANALFABETISMO SOCIOLÓGICO: Por uma Sociologia dos oprimidos. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(1), 124–147. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/456

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