DECOMPONDO A SALA DE AULA
experiências pedagógicas no ensino de Antropologia
Palabras clave:
Antropologia, Educação, Ensino de AntropologiaResumen
O ensaio tem o objetivo de explorar, através da etnografia das aulas de Antropologia em uma instituição privada de ensino superior, as possibilidades narrativas e tensões das relações do tipo objetos/sujeitos e materiais/pessoas no cotidiano da sala de aula presencial e remota. Argumento que o conceito de agência prende a ação em algum ponto (no sujeito ou no objeto) e essa fixação pode limitar a percepção de determinados eventos pedagógicos. E se a sala de aula, não fosse um reagrupamento do social, mas uma assembleia? E se em vez da agência dos objetos imaginássemos a vitalidade dos materiais? Considero que essa última relação abre alternativas para que a sala de aula não se encerre em suas paredes. Inspirado em Helen Verran (2001), dividi o trabalho em três partes: “Ensino Presencial”, “Ensino Remoto” e “Seguindo Materiais Educacionais”. As duas primeiras partes do ensaio abordam a agência dos objetos nas salas de aula presencial e as didáticas do modo on-line em decorrência das transformações educacionais a partir da pandemia da Covid-19. A última parte objetiva decompor a sala de aula, indicando que seguir os materiais e as pessoas (docentes e discentes) é perceber que ambos se juntam para contar estórias através de processos de crescimento do conhecimento desses entes ao compartilhar o mundo.
Citas
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