A Ciência Política e o ensino das Ciências Sociais: balanço do Grupo de Discussão do IV Congresso da ABECS
Palabras clave:
Ciência Política, Ensino de Ciências Sociais, Congresso ABECSResumen
Este artigo atenta para a Ciência Política em sua inserção no ensino das Ciências Sociais, tomando como mote as discussões ocorridas no Grupo de Discussão (GD) “A Ciência Política e o Ensino das Ciências Sociais”, parte integrante da programação do IV Congresso da ABECS (Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais). O ensino das Ciências Sociais vem se consolidando como um espaço que trata do ensino da Antropologia, Ciência Política e Sociologia, não obstante a disciplina escolar seja consagrada pela nomenclatura de Sociologia. Sendo assim, os currículos com temas, conteúdos e arcabouço teórico englobam estas três áreas do conhecimento, mas estas também possuem suas próprias especificidades e geram diferentes investigações e debates. Neste sentido, o ensino de Ciência Política no ensino médio tem sido alvo de paulatina atenção para melhor compreensão de sua inserção na escola, inclusive na criação de espaços de discussão próprios da área. Através da análise dos trabalhos apresentados no GD indicado foi possível perceber os caminhos em que a Ciência Política se insere no ensino de Ciências Sociais, explicitados tanto em termos de currículo quanto de metodologias de ensino materializadas nas práticas docentes.
Abstract
This article focuses on Political Science as inlaying in the field of teaching of Social Sciences, taking as a landmark of the discussions that took place in the Discussion Group (DG) “Political Science and the Teaching of Social Sciences”, as an integral part of the program of the IV Congress of the ABECS (Brazilian Association for the Teaching of Social Sciences). The teaching of Social Sciences has been consolidating itself as a space which deals with the teaching of Anthropology, Political Science and Sociology, despite the fact that school discipline is enshrined in the nomenclature of Sociology. Therefore, curricula with themes, content and theoretical framework encompass these three areas of knowledge, but they also have their own specificities and can promote different investigations and debates. Therefore, the teaching of Political Science in high school level has been the target of gradual attention for a better understanding of its application in the school, including in the creation of discussion spaces specific to the area. Through the analysis of the works presented in the DG it was possible to perceive ways in which Political Science is framed in the teaching of Social Sciences, explicited in two approachs, such as curriculum and teaching methodologies materialized in teaching practices.
Citas
APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
AZEVEDO, Gustavo Cravo de. 2014. Sociologia no ensino médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008). Dissertação de Mestrado em Ciência Política. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2014.
BARBOSA, Maria Valéria. Direitos Humanos, o ensino de Sociologia e os. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (orgs). Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió/AL: Editora Café com Sociologia, 2020
BERNSTEIN, Basil. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização.
Cadernos de Pesquisa, n. 120, 2003, p. 75-110.
BODART, Cristiano da Neves; TAVARES, Caio dos Santos. Os cursos de ciências sociais e sociologia no Brasil: história e configurações. Cadernos de Educação. UFPel, N. 64, 2020.
BODART, Cristiano; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): Um Estado da Arte na Pós-Graduação. Revista de Ciências Sociais, v. 48, n. 2, 2017.
BODART, Cristiano das Neves; LOPES, Gleison Maia. A Ciência Política nas propostas
curriculares de sociologia para o ensino médio. CABECS, Vol.1, nº.1, p. 131-152 | Jan./Jun., 2017.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000
BRASIL. LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
BRASIL. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o Programa de avaliação e seleção de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2012 – ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, FNDE, 2009.
CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de. A trajetória história da luta pela introdução da disciplina de sociologia no ensino médio no Brasil. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de. (org.). Sociologia e Ensino em debate: experiências e discussão da sociologia no ensino médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. P. 17-60.
DESTERRO, Fábio Braga do. 2016. Sobre livros didáticos de sociologia para o ensino médio. Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ, 2016.
ENGERROFF, Ana Martina Baron. Cidadania, o ensino de Sociologia e a. . In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (orgs). Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió/AL: Editora Café com Sociologia, 2020
ENGERROFF, Ana Martina Baron; CIGALES, Marcelo; THOLL, James. Quem conta a História do ensino de Sociologia no Brasil? Um estudo bibliométrico. CABECS. v.1, n.2, p.65-87, 2017.
FEIJÓ, Fernanda. Política, o ensino de. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (orgs). Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió/AL: Editora Café com Sociologia, 2020
FEIJO, Fernanda. Ciências Sociais e ensino médio: formação para a vida civil e cultura política democrática. 168 f. Doutorado em Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Araraquara), 2017.
FERREIRA, Vanessa do Rêgo; OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de Sociologia como um campo (ou subcampo) científico. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences (Impresso), v. 37, nº 01, 2015.
FORJAZ, Maria Cecília Spina. 1997. A emergência da ciência política acadêmica no Brasil: aspectos institucionais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 12(35): 101-120
GOUVEIA, Aparecida Aoly. As Ciências Sociais e a pesquisa sobre educação. Tempo Social, v. 1, n.1, p. 71-79, 1989.
LAMOUNIER, Bolívar. A Ciência Política nos Anos 80. Brasília: Editora da UnB, 1982.
LESSA, Renato. O campo da ciência política no Brasil: uma aproximação construtivista. In: LESSA, Renato (Org.). Horizontes das Ciências Sociais no Brasil: Ciência Política São Paulo: Discurso Editorial/Barcarlolla, 2010
LIEDKE FILHO, Enno D.. A Sociologia no Brasil: história, teorias e desafios . Sociologias [online]. 2005, n.14, pp.376-437. ISSN 1807-0337.
MAÇAIRA, Julia Polessa. 2017. O ensino de sociologia e ciências sociais no Brasil e na França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. Tese de Doutorado apresentada no Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, 2017.
MACEDO, Joana da Costa; MATURANO, Roberson Gonçalves. O ensino de ciência política na educação básica e a educação política como pedagogia para a cultura democrática. Revista Latitude, v.14, n. 1, p. 50-72, 2020.
MACEDO, Joana da Costa. A socialização política em livros didáticos: uma discussão curricular em perspectiva comparada. Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v.3, n. 2, p.26-47, 2019.
MACHADO, Celso de Souza. O ensino da sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar. Revista da Faculdade de Educação de São Paulo. Jan/jun. nº 13, P. 115-142, 1987.
MEUCCI, Simone. Institucionalização da sociologia no Brasil: primeiros manuais e cursos. São Paulo: Hucitec: Fapesp, 2011. 169 p.
MEUCCI, Simone. Sociologia na Educação Básica no Brasil: um balanço da experiência remota recente. Ciências Sociais Unisinos, v. 3, n. 51, p. 251-260. 2015
MORAES, Amaury Cesar. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, São Paulo - SP, v. 15, n.1, p. 05-20, 2003.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez Editora, 2008.
OLIVEIRA, Amurabi; OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de. Os processos de institucionalização da Sociologia na Escola Secundária (1890-1971). In: SILVA, Ileizi Fiorelli; GONÇALVES, Danyelle Nilin (org.). A sociologia na educação básica. São Paulo: Annablume, 2017.
OLIVEIRA, Amurabi. Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 9, 23 out. 2013
OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira da; ENGERROFF, Ana Martina Baron; MELCHIORETTO, Beatriz. A Pesquisa e os Pesquisadores em Educação na Ciência Política Brasileira. Revista Sul-americana de Ciência Política. V. 6, n.1, 2020
PEREIRA, Jesus Marmanillo. Ciência política no ensino médio: reconhecimento, diálogos e itinerários da institucionalização de uma área. Revista Em Debate. n. 13 (2015): 1º Semestre, 2015
PEREIRA, Thiago Ingrassia. Sociologia escolar e associações científicas: a ABECS como estratégia de luta. Revista Eletrônica Interações Sociais. V1, n2, 2017.
SANTOS, Mário Bispo dos. A sociologia no ensino médio: o que pensam os professores da rede pública do Distrito Federal. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
SANTOS, Mário Bispo dos. Diretrizes curriculares estaduais para o ensino de Sociologia: em busca de um mapa comum. Percursos. Florianópolis, v.13, n.1, pp.40-59, jan./jun. 2012.
SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES, Amaury César (cood). Coleção Explorando o Ensino. Volume. 15 . Brasília: Ministério da Educação: Brasília, 2011. P. 15-44.
SOUSA, Raoni Gomes de. 2019. Democracia nos livros didáticos de Sociologia para o ensino médio. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas
SOUZA, Agnes Cruz de. A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Araraquara, 2017.
TAKAGI, Cassiana Tiemi Tedesco. Ensinar sociologia: análise de recursos do ensino da escola média. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).