Sociologia no Ensino Médio: entre a contingência e essencialidade.

Autores

  • Lucas Marcelo Souza UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Formação de Professores, Currículo Básico e Livro Didático

Resumo

A Sociologia entrou e saiu, repetidas vezes, da grade curricular obrigatória do ensino médio. A cada proposta de reforma da educação, no Brasil, questiona-se sua presença no currículo escolar. Este artigo vem procurar entender parte das razões sociais e históricas que levaram a sociologia a esse estado de irregularidade dentro do ensino médio brasileiro. Para tanto, lança-se luz a três dilemas fundamentais para o ensino da disciplina no Brasil: a formação docente, construção de um currículo básico e metodologias próprias de ensino.

Biografia do Autor

Lucas Marcelo Souza, UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

Lucas Souza é professor doutor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, onde desenvolve suas pesquisas sobre práticas de ensino em sociologia e sociologia da cultura e da música.

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Publicado

22-07-2017

Como Citar

Souza, L. M. (2017). Sociologia no Ensino Médio: entre a contingência e essencialidade. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(1), 35–51. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/3

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