Quem são os professores de Sociologia de Pernambuco? Uma caracterização a partir do Censo Escolar de 2019
Palabras clave:
Professores de Sociologia, Censo Escolar, Ensino de Sociologia, Formação docenteResumen
Este trabalho, de caráter exploratório, busca caracterizar os professores de Sociologia do Estado de Pernambuco a partir do Censo Escolar de 2019. Partindo dos microdados disponibilizados pelo INEP, debruçar-nos-emos, principalmente, nas seguintes variáveis: sexo, raça/cor, curso de formação, dependência administrativa e tipo de contratação. O objetivo é, a partir delas, identificar os desafios e obstáculos para o ensino de Sociologia e para a consolidação da disciplina. Notamos, a partir da análise dos dados apresentados, que o estado tem o menor número (proporcionalmente) de professores de sociologia com formação adequada do Nordeste. Além disso, conta com mais da metade desses professores sob regime de contrato temporário. Ambas as características são consideradas, por trabalhos afins, como obstáculos para o ensino e para a consolidação da Sociologia como disciplina escolar.
Palavras-chaves:Professores de Sociologia. Censo Escolar. Ensino de Sociologia. Formação docente.
Who are the sociology teachers from the state of Pernambuco: A characterization out of the 2019 School Census
Abstract
This exploratory paper aims to characterize the sociology teachers of the state of Pernambuco stem from the 2019 School Census. Based on the microdata provided by INEP we will focus mainly on the following variables: sex, race/colour, higher education, administrative dependency and type of contract. The objective is to identify the challenges and obstacles for the teaching of sociology and for the consolidation of the discipline, starting from these variables. We noticed, from the analysis of the data provided that the state has the lowest (proportionally) number of sociology teachers with adequate training in the Northeast region. In addition, it has more than a half of these teachers on a temporary contract basis. Both characteristics are considered by related works as obstacles for teaching and for the consolidation of Sociology as a school discipline.
Keywords:Sociology Teachers. School Census. Sociology teaching. Teacher training.
Citas
BODART, Cristiano. Prática de ensino de sociologia: as dificuldades dos professores alagoanos. Mediações, v. 23, n.2, 2018, p. 455-491. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/30442/pdf>. Acesso em: mai. 2020.
BODART, Cristiano das Neves; SAMPAIO-SILVA, Roniel. Um “raio-x” do professor de sociologia brasileiro: condições e percepções. Estudos de Sociologia, v. 2, n. 26, p. 197-233, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revsocio/article/view/235745>. Acesso em: jun. 2020.
BODART, Cristiano das Neves; SAMPAIO-SILVA, Roniel. Quem leciona sociologia após 10 anos de presença no ensino médio brasileiro? In: BODART, C (Org.). O Ensino de Sociologia no Brasil. Vol.1, Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019, p. 35-61.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Resumo Técnico – versão preliminar. Brasília, 2020. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/0/Resumo+T%C3%A9cnico+%28vers%C3%A3o+preliminar%29++Censo+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+2019/73e6de67-2be3-413f-9e4c-90c424d27d96?version=1.0>. Acesso em: mai. 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Microdados. Disponível em: <http://inep.gov.br/microdados>. Acesso em: mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Indicador de adequação da formação do docente da educação básica. Brasília, 2014. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2014/docente_formacao_legal/nota_tecnica_indicador_docente_formacao_legal.pdf>. Acesso em: mai. 2020.
CARVALHO, Maria. Perfil do Professor da Educação Básica. Série Documental Relatos de Pesquisa. Brasília: INEP/MEC, 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/486324/Perfil+do+Professor+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica/6b636752-855f-4402-b7d7-b9a43ccffd3e?version=1.2> Acesso em: mai. 2020.
FEIJÓ, Fernanda. Breve histórico do desenvolvimento do ensino de sociologia no Brasil. Percursos. v. 13, n. 01, p. 133-153, jan/jun. 2012. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2508/2071>. Acesso em: mai. 2020.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ¬¬¬_______. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999, p. 15-34.
MILLS, Wright. A imaginação sociológica. 6 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
VICENTE, Daniel; SILVA, Ileize. Quadro nacional dos docentes de sociologia no ensino médio: desafios da formação entre textos, dados e contextos. O público e o privado, n. 24, 2014, p. 69-80. Disponível em: < http://www.seer.uece.br/?journal=opublicoeoprivado&page=article&op=view&path%5B%5D=1069&path%5B%5D=1148> Acesso em: mai. 2020.
ZARIAS, Alexandre; FERREIRA, Fabiana; FUSCO, Wilson. Profissionalidade e formação continuada em sociologia: desafios para o ensino médio público em Pernambuco. Teoria e Cultura, v. 12, n.1, 2017, p. 51-63. Disponível em: < https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/12351>. Acesso em: mai. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).