Sociologia no Ensino Médio: uma análise desde a percepção de alunos e alunas de escola pública
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Percepção de alunos/as, Contextualização do ensino.Resumo
O artigo relata a percepção de estudantes de Ensino Médio de uma escola pública sobre as aulas de Sociologia. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Leonor de Barros, em Florianópolis, mediante aplicação de questionários e coordenação de grupos focais, em 2012. O trabalho busca compreender, além dos pontos de vista, perspectivas e expressões dos e das estudantes, de que modo essas percepções e sua experiência com a Sociologia escolar se relacionam ao contexto socioeconômico em que se encontram inseridos/as. Foi possível perceber que, embora a Sociologia seja bem avaliada enquanto lugar de debate e conscientização a respeito de temas voltados a sua realidade social, é, ainda, carente de pontes com teorias e conceitos próprios a esse campo de estudo.
Palavras-chave: Ensino deSociologia. Percepção de estudantes. Contextualização do ensino.
SOCIOLOGY IN HIGH SCHOOL: An analysis from the perception of a Brazilian public school’s students
Abstract
This paper informs on the ways High School students from a Brazilian public school perceive their Sociology classes. The research was carried out at the Leonor de Barros State School, in the city of Florianópolis, through the application of questionnaires and the coordination of focus groups. The work was set with the goal to understand, in addition to the students' perspectives, points of view and expressions, how these perceptions and their experience with Sociology in school are related to the socioeconomic context in which they are inserted. It was possible to perceive that, although Sociology class is well evaluated as a place of debate and awareness on themes related to the social reality lived by the students, it is still lacking in bridges toward the theories and concepts of this field of study.
Keywords: Sociology teaching. Students’ perception. Contextualization of teaching.
Referências
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1985.
BOURDIEU, Pierre. A Sociologia como esporte de combate. Entrevista concedida à 95,5 FM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TlbAd2hwQms>. Acesso em: 02 de julho de 2012.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) (1). In: Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília – DF, 2008. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12598%3Apublicacoes&Itemid=859>. Acesso em 4 de maio de 2012.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Básica. Brasília – DF, 2010. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em 4 de maio de 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. São Paulo, Cortez, 2001.
GERÔNIMO, Larissa Libert. A importância do trabalho em rede na garantia dos direitos sociais: uma experiência no instituto Guga Kuerten e no bairro Itacorubi (Florianópolis/SC). Repósitório Institucional UFSC, Florianópolis, 2013. Disponível em : https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104318. Acesso em: 03 de abril de 2018.
IBGE. Sinopse por setores. Censo 2010. Disponível em:<https://censo2010.ibge.gov.br/sinopseporsetores/?nivel=st>. Acesso em: 4 de julho de 2012.
JINKINGS, Nise. A Sociologia em escolas de Santa Catarina. Inter-Legere (UFRN), v. 09, p. 103-117, 2011.
MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
Prefeitura Municipal de Florianópolis. Dados socioeconômicos do bairro Itacorubi. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/. Acesso em: 3 de maio de 2012.
SARANDY, Flavio Marcos Silva. Reflexões acerca do ensino de sociologia no ensino médio. Revista Eletrônica Espaço acadêmico. Ano 01, Nº 05. Out/2001, p. 1-7. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/005/05sofia.htm>. Acesso em: 05 de junho de 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).