A ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO PNLD 2021, NO DISTRITO FEDERAL
Keywords:
Livros Didáticos, Currículo, PNLD, Ensino de Sociologia, Distrito FederalAbstract
Este artigo analisa os três livros didáticos mais escolhidos pelas escolas públicas do Distrito Federal. Recorreu-se ao Guia do PNLD 2021 no site do FUNDEB e, a partir dos 94 registros de escolha encontrados, foram sistematizados dados sobre as seleção de obras didáticas da área de CHSA. Foram analisados e apresentados dados baseados nas variáveis pertinentes à autoria, titulação dos autores e estrutura temática desses livros. Consideram-se os livros didáticos de CHSA como esforços sistematizadores e seletores de conteúdos. Neste sentido, o PNLD é visto como um dispositivo de indução e efetivação da Reforma do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, compreende-se que as práticas e interesses de outras categorias de agentes como o mercado editorial e os docentes, condicionam a seleção e utilização desses conteúdos. Ainda, partindo das categorias "classificação” e "enquadramento" da Teoria do Dispositivo Pedagógico de Basil Bernstein problematiza-se a presença da Sociologia após a reestruturação do PNLD. Conclui-se que, apesar da fragilidade da disciplina a partir da reforma do ensino médio e das mudanças no PNLD, esta política de avaliação e distribuição do livro didático ainda figura como espaço privilegiado da disputa curricular pela presença dos conteúdos e do ensino de Sociologia.
References
BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do Discurso Pedagógico: Classes, Códigos e Controle. Volume IV da edição inglesa, Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
BODART, Cristiano; ESTEVES, Thiago; TAVARES, Caio. Os(As) autores(as) dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD - 2021 e suas relações com a Sociologia escolar. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v. 5, n. 2, pp. 89-162, 2021.
BODART, Cristiano; CIGALES, Marcelo. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): Um Estado da Arte na Pós-graduação. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 48, pp. 256-281, 2017.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas e literárias para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, PNLD 2021, BRASIL, 2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, MEC/SEF, 2000.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC/SEF, 2018.
DESTERRO, Fábio Braga do. Sobre Livros Didáticos de Sociologia para o Ensino Médio. 2016: Dissertação de Mestrado em Educação, PPGE, UFRJ.
ENGERROFF, Ana Martina. A Sociologia no Ensino Médio: a produção de sentidos para a disciplina através dos livros didáticos. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Sociologia Política. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
ENGERROFF, Ana Martina. Mapeando a produção sobre livro didático de Sociologia: um estado da arte no campo acadêmico brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Departamento de Sociologia e Ciência Política. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
FERREIRA, Vanessa do Rêgo; OLIVEIRA, Amurabi. O ensino de Sociologia como um campo (ou subcampo) científico. Acta Scientiarium Education. Human Social Sciences, v. 37, pp. 31-39, 2015.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais. Ideação, v. 10, n. 1, p. 41-62, set. 2010.
JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MEUCCI, Simone; Bezerra, Rafael G. Sociologia e educação básica: hipóteses sobre a dinâmica de produção de currículo. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 45, pp. 87-101, 2014.
MIRANDA, Raquel Gianolla. Da interdisciplinaridade. In: FAZENDA, Ivani (Org.). O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008, pp. 113-124.
SOUSA NETO, Manoel Moreira. Livros didáticos entre o Estado e a ciência: uma análise do PNLD Sociologia 2012-2018. Tese. Doutorado em Sociologia. Programa de Pós-graduação em Sociologia. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Mateus Paula Leite Paz, Marcelo Pinheiro Cigales, Éric Carneiro dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).