A SOCIOLOGIA NO NOVO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DE MINAS GERAIS

Authors

  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cristiano das Neves Bodart Universidade Federal de Alagoas

Keywords:

BNCCEM, Currículo Referência do Ensino Médio, Itinerários Formativos, Sociologia;, Minas Gerais

Abstract

Este artigo analisa o lugar da Sociologia escolar no Currículo Referência do Ensino Médio em Minas Gerais e, em particular, nos seus Itinerários Formativos. O currículo é oriundo da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) e da Reforma do Ensino Médio, que evidenciam suas gramáticas neoliberais – amparadas pelo empresariado – marcadas pela flexibilização curricular e a meritocracia, que geram insegurança à oferta da disciplina de Sociologia, além de furtar os(as) estudantes de uma leitura crítica e ampla da sociedade, ao passo que imprimem um processo de desdisciplinarização do currículo e a diluição de conteúdos estruturantes do ensino médio. Para fins de desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma análise documental das resoluções, do Currículo Referência do Ensino Médio e dos cadernos pedagógicos disponibilizados no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Aponta-se um esforço da equipe de redatores(as) do Currículo Referência de Minas Gerais em manter a Sociologia como componente obrigatório, assim como a não definição de habilitação específica de atuação docente para componentes curriculares dos Itinerários Formativos, o que pode gerar ofertas menos qualificadas e competição acirrada entre os(as) professores(as) por carga horária, impactando diretamente a qualidade do ensino de Sociologia.

Author Biographies

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada e bacharela em Ciências Sociais;

Mestra e Doutora em Eduucação pela UFJF

Professora da Faculdade de Educação da UFJF e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Sociologia (USP) Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) Professor do Centro de Educação (CEDU-UFAL) Coordenador do Setor de Ensino de Ciências Humanas e Sociais (CEDU-UFAL) Coordenador do Grupo de Pesquisa ConsCiências-Sociais (UFAL) Vice-Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) Editor Chefe da revista Latitude (PPGS-UFAL) Editor Chefe dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS)
Editor Chefe da Revista Café com Sociologia
  Produções acadêmicas AQUI

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Published

2022-09-22

How to Cite

Reis Azevedo de Oliveira, R., & das Neves Bodart, C. (2022). A SOCIOLOGIA NO NOVO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DE MINAS GERAIS. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(1), 123–149. Retrieved from https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/388

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