POR UMA HISTÓRIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO BRASIL
entrevista com Amurabi Oliveira
Palabras clave:
Ensino das Ciências Sociais, Ensino de Sociologia, História do Ensino das Ciências SociaisResumen
Entrevista realizada em 06 de agosto de 2025, com o sociólogo brasileiro Amurabi Pereira de Oliveira, professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP/UFSC). Livre-Docência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2022). Intelectual especialista nos estudos em Sociologia e Antropologia da Educação e História do Ensino das Ciências Sociais no Brasil com vasta produção sociológica sobre o tema. Membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), International Sociological Association, Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Global Young Academy. Foi presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). Durante a entrevista, o pesquisador narrou sobre sua trajetória pessoal e acadêmico-profissional e compartilhou suas vivências e memórias durante o período que atuou como professor-visitante em diferentes universidades ao redor do mundo. Realizou análises críticas e reflexões quanto a intermitência e os desafios do Ensino Sociologia no país, apontando horizontes de perspectiva no Ensino das Ciências no Brasil.
Citas
OLIVEIRA, Amurabi. Etnografia para educadores. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2023.
OLIVEIRA, Amurabi. Gilberto Freyre & a Educação. 1. ed. Recife: Massangana, 2023.
OLIVEIRA, Amurabi; ENGERROFF, Ana Martina Baron; GREINERT, Diego; CIGALES, Marcelo Pinheiro (Org.). Conquistas e resistências do ensino de Sociologia: Eneseb 2019. 1. ed. Maceió: Café com Sociologia, 2021.
FERREIRA, Vanessa do Rego; OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de sociologia como um campo (ou subcampo) científico. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 37(1), 31-39, 2015.
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