POR UMA HISTÓRIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO BRASIL

entrevista com Amurabi Oliveira

Autores

  • Fagno da Silva Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão [IFMA/Campus Açailândia.

Palavras-chave:

Ensino das Ciências Sociais, Ensino de Sociologia, História do Ensino das Ciências Sociais

Resumo

Entrevista realizada em 06 de agosto de 2025, com o sociólogo brasileiro Amurabi Pereira de Oliveira, professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP/UFSC). Livre-Docência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2022). Intelectual especialista nos estudos em Sociologia e Antropologia da Educação e História do Ensino das Ciências Sociais no Brasil com vasta produção sociológica sobre o tema. Membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), International Sociological Association, Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Global Young Academy. Foi presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). Durante a entrevista, o pesquisador narrou sobre sua trajetória pessoal e acadêmico-profissional e compartilhou suas vivências e memórias durante o período que atuou como professor-visitante em diferentes universidades ao redor do mundo. Realizou análises críticas e reflexões quanto a intermitência e os desafios do Ensino Sociologia no país, apontando horizontes de perspectiva no Ensino das Ciências no Brasil.

Biografia do Autor

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão [IFMA/Campus Açailândia.

Doutor em Geografia Humana (FFLCH/USP), doutorando em História (USP) e mestre em História do Brasil (UFPI). Licenciado em História e Sociologia (UEMA/Uninter). Bacharel em Museologia e Antropologia (Uniasselvi). Pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral, da Universidade de São Paulo (NEHO/USP). Líder do CLIO & MNEMÓSINE - Centro de Estudos e Pesquisa em História Oral e Memória (IFMA) e do Laboratório de Humanidades – Ubuntu (IFMA). Professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/Campus Açailândia). Endereço: Rua Projetada s/n, Progresso, 65930-000, Açailândia, MA – Brasil.

Referências

OLIVEIRA, Amurabi. Etnografia para educadores. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2023.

OLIVEIRA, Amurabi. Gilberto Freyre & a Educação. 1. ed. Recife: Massangana, 2023.

OLIVEIRA, Amurabi; ENGERROFF, Ana Martina Baron; GREINERT, Diego; CIGALES, Marcelo Pinheiro (Org.). Conquistas e resistências do ensino de Sociologia: Eneseb 2019. 1. ed. Maceió: Café com Sociologia, 2021.

FERREIRA, Vanessa do Rego; OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de sociologia como um campo (ou subcampo) científico. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 37(1), 31-39, 2015.

Downloads

Publicado

18-12-2025

Como Citar

Soares, F. da S. (2025). POR UMA HISTÓRIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO BRASIL: entrevista com Amurabi Oliveira . Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 9(1). Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/564

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.