ESTÁGIO E PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:

pesquisa e prática docente em Sociologia

Autores

  • Roberto Gerônimo de Farias Lemos Abecs-Maciço de Baturité
  • Francisco Evandro Lemos Santos Abecs- Maciço de Baturité
  • Monyque Mary Bezerra de Holanda Abecs- Maciço de Baturité

Palavras-chave:

Formação docente, Residência Pedagógica, Ensino de Sociologia

Resumo

A formação de docentes de sociologia passou a ter maior atenção nas discussões sobre a educação a partir da Lei n. 11.684/2008, embora hoje alterada a reorganização curricular do ensino médio com a Lei n. 13.415/2017. Entretanto, os estágios, como instrumentos de formação docente, ainda têm sua importância minimizada ou resumida a uma atividade prática. Dessa forma, propomos desconstruir o estágio como unicamente uma atividade prática e entendê-lo como uma atividade de pesquisa “sociológica” do contexto escolar, tornando-se, assim, uma pedra angular na formação dos docentes em sociologia. Trabalhamos essa questão a partir das leituras dos textos teóricos que contribuíram para pensar os estágios como práticas de pesquisa e as experiências obtidas no decorrer do programa Residência Pedagógica em Sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, localizada no Ceará. O intuito deste trabalho é contribuir para as discussões a respeito da formação docente em sociologia, percebendo o estágio como atividade essencial para a construção identitária do professor de Sociologia na relação com as escolas de educação básica.

Referências

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Publicado

21-01-2022

Como Citar

Lemos, R. G. de F., Santos, F. E. L., & Bezerra de Holanda, M. M. (2022). ESTÁGIO E PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:: pesquisa e prática docente em Sociologia. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 5(2), 13–24. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/359

Edição

Seção

Relato de Experiência

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