As lutas pela presença da sociologia no Ensino Médio no Rio de Janeiro em três momentos: retorno, oferta e permanência

Autores

  • Gustavo Cravo de Azevedo Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES/UFRJ). Doutorando em Ciências Sociais PUC-Rio. Técnico em Assuntos Educacionais/UFRJ.
  • Bruna Lucila de Gois dos Anjos Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES/UFRJ). Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)
  • Beatriz Muniz Gesteira Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES/UFRJ) Professora de Sociologia do Colégio Pedro II

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia. Rio de Janeiro. Brasil. Lutas.

Resumo

Dentro da perspectiva da História da disciplina Sociologia no ensino médio, o artigo tem como objetivo mostrar diferentes momentos da luta e dos atores responsáveis pela presença da Sociologia nesta etapa de ensino. Com esse objetivo, apresentaremos a implementação da disciplina no estado do Rio de Janeiro e seus atuais desafios, como a luta pela presença da disciplina no estado e o empenho dos professores da rede pública estadual na bandeira “nenhuma disciplina com menos de dois tempos”. Exporemos, também, o processo de retorno da Sociologia em âmbito federal problematizando o sentido do termo cidadania, condutor do debate em muitos momentos, e trazendo trechos de entrevistas realizadas com Padre Roque Zimmerman e com Ribamar Alves, personagens que, quando deputados, foram importantes porque propuseram os dois projetos de lei no Congresso Nacional. Por último, comentaremos e manifestaremos os atuais desafios para a presença da Sociologia enquanto disciplina no ensino médio.

Biografia do Autor

Gustavo Cravo de Azevedo, Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES/UFRJ). Doutorando em Ciências Sociais PUC-Rio. Técnico em Assuntos Educacionais/UFRJ.

Doutorando em Ciências Sociais PUC-Rio.

Mestre em Ciência Polí­tica UFF.

Especialista em Ensino de Sociologia UFRJ.

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais UFRJ.

Pesquisador do LABES/UFRJ.

Editor da Revista Práticas em Gestão Pública Universitária (PGPU)/UFRJ

Bruna Lucila de Gois dos Anjos, Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES/UFRJ). Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)

Sou Professora de Sociologia da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro, supervisora do PIBID - UFRJ, mestre em Educação da UFRJ e pesquisadora do LABES (Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes) . Atuei como Tutora no Centro Universitário IBMR. Participei do projeto de extensão "Ensinando e Aprendendo a História e a Cultura Afro-Brasileira" em conjunto com professores e licenciandos da UFRJ, projeto este que foi financiado pela FAPERJ e tem como resultado um material didático. Conclui o Bacharel e a Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 12/2008, sou Especialista em Ensino de Sociologia pela mesma Universidade. Tenho experiência em pesquisa na área de Sociologia Urbana (IPPUR/UFRJ) e na área de Ensino de sociologia (FE/UFRJ). Fui monitora da disciplina de métodos quantitativos de 03/2007 a 12/2008. Tenho interesse pelas áreas: Educação, Juventude, Políticas Públicas, Relações Etnicorraciais e Ensino de Sociologia.

Beatriz Muniz Gesteira, Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES/UFRJ) Professora de Sociologia do Colégio Pedro II

Mestre em educação pelo curso de Pós-graduação em Educação da UFRJ e graduada pelo curso de Licenciatura em Ciências Sociais, atua como professora no Colégio Pedro II. Desde 2010 participa do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes nas pesquisas sobre o ensino de sociologia na educação básica.

 

Referências

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Entrevistas

Entrevista concedida por Zimmermann, Roque. Entrevista I. [jul. 2015]. Entrevistadora: Beatriz Muniz Gesteira. Por telefone, 2015.

Entrevista concedida por Alves, Ribamar. Entrevista II. [dez. 2015]. Entrevistadora: Beatriz Muniz Gesteira. Por telefone, 2015.

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Publicado

16-01-2019

Como Citar

Cravo de Azevedo, G., Lucila de Gois dos Anjos, B., & Muniz Gesteira, B. (2019). As lutas pela presença da sociologia no Ensino Médio no Rio de Janeiro em três momentos: retorno, oferta e permanência. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 2(2), 31–50. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/154

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