A Ciência Política e o ensino das Ciências Sociais: balanço do Grupo de Discussão do IV Congresso da ABECS

Autores

  • Joana da Costa Macedo Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
  • Ana Martina Baron Engerroff Universidade Federal de Santa Catarina.

Palavras-chave:

Ciência Política, Ensino de Ciências Sociais, Congresso ABECS

Resumo

Este artigo atenta para a Ciência Política em sua inserção no ensino das Ciências Sociais, tomando como mote as discussões ocorridas no Grupo de Discussão (GD) “A Ciência Política e o Ensino das Ciências Sociais”, parte integrante da programação do IV Congresso da ABECS (Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais). O ensino das Ciências Sociais vem se consolidando como um espaço que trata do ensino da Antropologia, Ciência Política e Sociologia, não obstante a disciplina escolar seja consagrada pela nomenclatura de Sociologia. Sendo assim, os currículos com temas, conteúdos e arcabouço teórico englobam estas três áreas do conhecimento, mas estas também possuem suas próprias especificidades e geram diferentes investigações e debates. Neste sentido, o ensino de Ciência Política no ensino médio tem sido alvo de paulatina atenção para melhor compreensão de sua inserção na escola, inclusive na criação de espaços de discussão próprios da área. Através da análise dos trabalhos apresentados no GD indicado foi possível perceber os caminhos em que a Ciência Política se insere no ensino de Ciências Sociais, explicitados tanto em termos de currículo quanto de metodologias de ensino materializadas nas práticas docentes.  

Abstract

This article focuses on Political Science as inlaying in the field of teaching of Social Sciences, taking as a landmark of the discussions that took place in the Discussion Group (DG) “Political Science and the Teaching of Social Sciences”, as an integral part of the program of the IV Congress of the ABECS (Brazilian Association for the Teaching of Social Sciences). The teaching of Social Sciences has been consolidating itself as a space which deals with the teaching of Anthropology, Political Science and Sociology, despite the fact that school discipline is enshrined in the nomenclature of Sociology. Therefore, curricula with themes, content and theoretical framework encompass these three areas of knowledge, but they also have their own specificities and can promote different investigations and debates. Therefore, the teaching of Political Science in high school level has been the target of gradual attention for a better understanding of its application in the school, including in the creation of discussion spaces specific to the area. Through the analysis of the works presented in the DG it was possible to perceive ways in which Political Science is framed in the teaching of Social Sciences, explicited in two  approachs, such as curriculum and teaching methodologies materialized in teaching practices.


Biografia do Autor

Joana da Costa Macedo, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Doutora pelo curso de Pós-graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).Professora de Sociologia pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Martina Baron Engerroff, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP/UFSC). Licenciada em Ciências Sociais pela UFSC. Bolsista CAPES

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Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigos