USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL
Palabras clave:
Ensino de Sociologia, Livro Didático, Formação docente, COVID19Resumen
Em cenário mais recente, a Sociologia esteve presente nas três edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012, 2015 e 2018, sendo distribuído em milhares de escolas públicas no país. Diversas análises estão sendo produzidas e socializadas em eventos da área, quase sempre atreladas aos aspectos do conteúdo, imagens e categorias sociais, porém em menor número são aqueles trabalhos que visam compreender os aspectos da recepção do livro na escola pelos alunos e professores. Neste sentido, o trabalho visa analisar como os professores do Distrito Federal (DF) vêm utilizando os livros didáticos de Sociologia. Os dados foram coletados a partir de um questionário online enviado para as escolas entre novembro de 2020 e março de 2021, onde foram recebidas 27 respostas. O referencial teórico está embasado em Pierre Bourdieu e no seu conceito de habitus, para compreender a relação entre a formação docente e o uso do livro didático em sala de aula. Dentre os resultados da pesquisa temos que a maior parte dos respondentes sente um déficit em sua formação pedagógica, agora agravada pela situação da pandemia de Covid-19; o livro didático costuma dividir espaço com outros materiais de apoio como blogs, sites e a produção didática dos próprios professores, todas estas que têm apresentado mudança na dinâmica pelo formato de ensino remoto e misto que as escolas do DF passam durante a pandemia; e por último temos que há uma preferência por certos livros de Sociologia do PNLD em detrimento de outros.
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