O protagonismo do Ensino de Sociologia na Educação Básica: as inovações didáticas e de pesquisa da UEL com a escola pública. Entrevista realizada com a Profª Drª Ângela Maria de Sousa Lima (UEL).
Palabras clave:
Ensino, Pesquisa, Sociologia na Educação Básica, Educação Pública,Resumen
A entrevistada desta edição de CABECS é a Profª Drª Ângela Maria de Sousa Lima que narra a sua trajetória docente e as principais ações e inovações didáticas da UEL, derivadas do modo como o Ensino de Sociologia/Ciências Sociais na Educação Básica assumiu um protagonismo na Graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina, materializadas em laboratórios de ensino, pesquisa, produção de eventos e livros coletâneas, em uma dinâmica singular de parceria com os professores e professoras das escolas públicas de Londrina e região, na produção de conhecimento contextualizado e diferenciado sobre a educação básica e pública.
Citas
ALEGRO, Regina Célia (org.) et al. Representações sociais dos jovens talentos das ciências humanas das escolas do campo de Londrina. Londrina: UEL, 2016. 378p.
ARAÚJO, Angélica Lyra de. (org.) et al. Políticas e práticas educacionais: LENPES e novos talentos Ciências Humanas. Londrina: UEL, 2015. 590p.
CAMPOS, Margarida de Cássia. (org.) et al. Saberes e fazeres do Projeto Novos Talentos Ciências Humanas da UEL. Londrina: UEL, 2015. 406p.
CORRÊA, Cristiano Pinheiro. Múltiplos olhares dos estudantes do ensino médio de Londrina e Rolândia/PR : uma caracterização sociológica. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais. PPGSOC. CLCH/UEL. 2016.
FERREIRA, Adriana de Fátima (org.) et al. Relatos e práticas de ensino do PIBID de Ciências Sociais/UEL. Londrina: UEL, 2013. 447p.
LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. As desigualdades e suas múltiplas formas de expressão. Londrina: EDUEL-UEL, 2013. 310p.
LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Diálogos entre as licenciaturas e a educação básica: aproximações e desafios. Londrina: UEL, 2013. 457p.
LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Estágio, formação e trabalho docente: experiências das jornadas /cursos do FOPE/Prodocência. Londrina: UEL, 2014. 566p.
LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Inclusão: debates em diferentes contextos. Londrina: UEL, 2013. 521p.
LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Os estágios nas licenciaturas da UEL. Londrina: UEL, 2013. 270p.
LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Práticas de pesquisa no ensino de Sociologia. Londrina: UEL, 2018.
LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Práticas e debates na formação de Professores de Sociologia/Ciências Sociais. Londrina: UEL, 2013. 973p.
LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. PRODOCÊNCIA/UEL: ensino e pesquisa na formação de professores. Londrina: UEL, 2013. 399p.
LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Sugestões didáticas de ensino de Sociologia. Londrina: UEL, 2012. 470p.
LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima; SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli; REZENDE, Maria José de (org). As persistentes desigualdades brasileiras como temas para o Ensino Médio. Londrina: EDUEL-UEL. 2011, 372p.
SANTOS, Adriana Regina de Jesus (org.) et al. Experiências e reflexões na formação de professores. Londrina: UEL, 2012. 320p.
SANTOS, Adriana Regina de Jesus (org.) et al. Práticas e reflexões de metodologias de ensino e pesquisa do Projeto PRODOCÊNCIA da UEL. Londrina: UEL, 2012. 596p.
SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli (org.) et al. Programa Universidade Sem Fronteiras. Caderno de metodologias de ensino e de pesquisa. Londrina: UEL. SETI-PR, 2009. 453p. Programa Universidade Sem Fronteiras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).