Os desafios de uma disciplina escolar: práticas docentes no ensino de Sociologia
Palabras clave:
práticas docentes, ensino de Sociologia, curriculo, disciplina escolar, material didáticoResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações sobre pesquisa de mestrado realizada entre os anos de 2011 e 2014, no contexto da rede pública do estado de São Paulo, lugar onde a disciplina Sociologia passa a ser parte obrigatória do currículo a partir de 2009. A pesquisa se desenvolveu por meio de observações em sala de aula acompanhando uma professora e um professor de Sociologia numa mesma escola. Com a proposta de ultrapassar a dimensão individual das práticas docentes, as observações coletadas em pesquisa de campo trazem contribuições para pensarmos tanto sobre o contexto específico da rede pública paulista quanto ao que está se constituindo como próprio da Sociologia no formato de disciplina escolar. Apesar do contexto específico no qual a pesquisa foi realizada, seu mérito está em contribuir para reflexões quanto à trajetória da Sociologia como disciplina obrigatória no ensino médio, há completar uma década, e novamente alvo de disputas.
The article discusses results of the author's Master's research, conducted from 2011 to 2014 in the public school system of the state of São Paulo, Brazil. In those schools, Sociology studies have become a mandatory curricular component since 2009. The research was carried out based on field observation at the classes of two Sociology teachers, male and female, working at the same school. Aiming to reach beyond the analysis of the individual dimension of teaching practices, the data collected in field research bring contributions to examine both the specific context of the public school system of São Paulo and the broader constitution of the elements that have come to form Sociology as a school subject. Even if referring to a specific context, the contribution of this research lies in proposing thoughts on the trajectory of Sociology as a mandatory curricular component in secondary education " a legal directive that is about to complete a decade in Brazil and is yet again to be the target of disputes.
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