Editorial
Resumen
A Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), dando continuidade em sua atuação no fomento e publiciação de pesquisas sobre o ensino das Ciências Sociais, lança mais uma edição (v.2, n.2) dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS).
A CABECS é um periódico1 especializado no ensino de Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política) em todos os níveis. A revista publica trabalhos nos seguintes temas: história do ensino de Ciências Sociais e de seus cursos; a prática de ensino de Ciências Sociais e a formação de professores de Ciências Sociais; as Ciências Sociais no ambiente escolar; legislação, conteúdos e currículos de Ciências Sociais; recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências Sociais (inovações metodológicas) e; estudos comparados em experiências internacionais no campo do ensino de Ciências Sociais.
A presente edição traz um (01) apresentação, seis (06) artigos, dois (02) relatos de experiências docente e uma (01) entrevista. Na apresentação é esboçado, além dos trabalhos que compõe a edição, um balanço do III Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, entre 16 a 17 de novembro de 2018.
A presente edição é mais uma uma importante colaboração ao fomento de debates entorno do ensino das Ciências Sociais, um dos objetivos da Associação Brasileira de Ensino de Sociologia. Estamos convictos que o aprimoramento da prática docente depende dos avanços científicos na área, bem como o seu reconhecimento no interior da comunidade científica. Por outro lado, o interesse dos pesquisadores pelo tema está atrelado a presença do ensino das Ciências Sociais nas escolas e nas universidades.
Assim, convidamos professores(as), pesquisadores(as) e alunos(as) à leitura desta edição.
Dr. Cristiano das Neves Bodart (Ufal)Editor chefe da CABECS Vice-Presidente da ABECS
Ver lista de pareceristas, comissão editorial e outras informações na versão em PDF
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).