FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:
percepções dos estudantes do último período da Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambuco
Keywords:
Lei 10639, Ensino de Sociologia, Formação InicialAbstract
Neste artigo, analisamos se os estudantes dos períodos finais da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sentiam-se preparados para trabalhar com a temática racial na sala de aula do Ensino Médio. Para isso, os procedimentos metodológicos usados neste trabalho foram: A) Análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFPE; B) Exame documental da grade curricular do curso; C) Levantamento racial dos estudantes do último período da licenciatura; D) Entrevistas semiestruturadas com os estudantes do último período da Licenciatura. Os resultados alcançados foram: por falta de uma disciplina específica para o trabalho com a temática racial na graduação, os estudantes não se sentem aptos para relacionar os saberes sociológicos com a realidade racial brasileira.
References
ALMEIDA, Marco Antônio Bettine; SANCHEZ, Lívia. Os negros na legislação e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v.10, n.2, p. 234-246, 2016.
ANDRÉ, Marli; LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
BRASIL, Lei 10.639/2003 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 jan. 2003. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei n. 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 dez. 1996.
CHITOLINA, Renati Fronza; BACKES, Luciana; CASAGRANDE, Cledes Antônio. A construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores. Caderno Cajuína, v.6, n.2, Março - 2021.
CORRÊA, Marisa. Ilusões da Liberdade. Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 1998.
FERNANDES, Florestan. Cor e mobilidade social em Florianópolis. Prefácio. In: CARDOSO, Fernando Henrique; IANNI, Octávio. Brasília: Editora Nacional, 1960, p.11-25. Disponível em: 307 PDF - OCR - RED.pdf (ufrj.br).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin e GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático; tradução de Pedrinho Guareschi. 10.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 64-89.
GOMES, Nilma Lino. Juventude e identidade negra: os grupos culturais juvenis como espaços educativos. 1o Congresso Latino-americano de Antropologia. Anais. Argentina: Universidad Nacional de Rosario, Rosário. 2005. p. 1-11.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2018.
HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
LIMA, Cantaluce. A Identidade Docente no Ensino Técnico: as marcas do saber-ser, do saber-tornar-se, do saber-tornar-se professor. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
LIMA, Fabiana Conceição Pereira. Construção das identidades profissionais dos professores formadores da Licenciaturas em Ciências Sociais. Tese (Doutorado em Sociologia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
.
MEDEIROS, L. B.; PIRES, T. K. P. Projeto Político-Pedagógico (PPP) e rotatividade docente: desafios na atuação das escolas famílias agrícolas (efas) no Piauí. Cadernos Cajuína, v.5, n.3, Setembro-2020.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1995.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Racismo no Brasil. São Paulo: Publifolha 2001.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes. Educação Antirracista: tensões e desafios para o ensino de sociologia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 81-98, jan./mar. 2014.
VEIGA, Ilma P. Alencastro. Formação de professores para a Educação superior e a diversidade da docência. Revista Diálogo Educacionais, Curitiba, v. 14, n. 2, p. 327-342, maio/agosto 2008.
VYGOTSKY, Levy. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rayza Almeida Hora, Tatiane Oliveira de Carvalho Moura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).