O locus acadêmico da Licenciatura entre estudantes de Ciências Sociais: Um perfil dos licenciandos da Universidade Federal de Viçosa

Autores

  • Luis Gustavo de Paiva Faria Universidade Federal de Viçosa
  • Camila Olídia Teixeira Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Igor Linck Marques Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Licenciatura em Ciências Sociais, Perfil socioeconômico, Sociologia no Ensino Básico.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é traçar um perfil socioeconômico e acadêmico dos estudantes de Licenciatura da Universidade Federal de Viçosa (UFV), matriculados em diferentes períodos do curso. Adotou-se como metodologia a aplicação de questionários fechados para realização de um survey exploratório a fim de possibilitar uma comparação com outros estudos de perfis de cinco universidades brasileiras. Foi possível verificar, a partir dos dados comparados e da revisão da literatura, uma regularidade quanto a um perfil socioeconômico baixo e médio dos graduandos em Ciências Sociais ao longo da existência desse curso. Existindo modificação, contudo, em dados pontuais, como a média de faixa etária e a primeira graduação cursada. Levanta-se a hipótese de que tais mudanças sejam decorrentes da criação de diversos cursos em regiões distintas do país, principalmente a partir de 2008, ano de institucionalização da disciplina de Sociologia no Ensino Básico.


Biografia do Autor

Luis Gustavo de Paiva Faria, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa. Contato: lgpaivafaria@gmail.com.

Camila Olídia Teixeira Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa. Contato: camilaolidia@gmail.com

Igor Linck Marques, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa. Contato: magalylinck5@gmail.com.

Referências

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: Edições UFMG, 1999.

CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de (2014). O Ensino de Sociologia como Problema Epistemológico e Sociológico. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 59-80, jan./mar. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v39n1/v39n1a05.pdf acesso em 12/09/2016.

CIGALES, Marcelo Pinheiro; SILVEIRA, Treicy Giovanella da. Formação de professores em Ciências Sociais na UFSC/Brasil: análise sobre o perfil do egresso. XI Jornadas de Sociología. Facultad de CienciasSociales, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2015. Disponível em: http://cdsa.aacademica.org/000-061/385.pdf acesso em 12/09/2016.

COSTA, Leomir Souza. Formação de professores de ciências sociais/sociologia: subsídios para o debate. Em Tese, PPG SP: UFSC. v. 12, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p187/30826 acesso em 12/09/2016.

CRIZOSTOMO, José Henrique Mendes. As Ciências Sociais no Estado do Rio de Janeiro: uma investigação dos cursos e dos perfis discentes. Revista Habitus: revista eletrônica dos alunos de graduação em Ciências Sociais - IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p.05-22, 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/habitus/article/view/11329/8279 acesso em 12/09/2016/

FREITAS, Leandro Klineyder Gomes de. A formação docente no curso de ciências sociais da UFPA. XV Congresso Brasileiro de Sociologia, Grupo de Trabalho: GT 09 – Ensino de Sociologia Curitiba: Paraná, 2011.

GOLÇALVES, E. Dinâmicas institucionais, trajetórias intelectuais e configurações disciplinares: o ensino de Ciências Sociais na Universidade Federal de Viçosa. In mimeo. Programa Institucional de Bolsas de Apoio a Projetos de Ensino. Viçosa, MG, 2016.

LENNERT, A. L. Professores de sociologia: relações e condições de trabalho. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas: FEUNICAMP. 2009.

LUCHMANN, L. O Curso de Ciências Sociais na UFSC. Revista Mosaico Social. Florianópolis: UFSC, ano 1, n.1, p.7-68, 2002. Disponível em: http://cienciassociais.ufsc.br/files/2015/03/Artigo-1.pdf acesso em 12/09/2016.

LYRA, Joani Silvana Capiberibe da. O curso de Ciências Sociais na Universidade Federal de Roraima-UFRR. Textos e Debates, n. 12, 2007. Disponível em: https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1155/942 acesso em 12/09/2016.

MEUCCI, Simone. Sociologia na educação básica no Brasil: um balanço da experiência remota e recente. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, Vol. 51, N. 3, p. 251-260, 2015. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/viewFile/csu.2015.51.3.02/5044 acesso em 12/09/2016

MICELI, Sergio. Condicionantes do desenvolvimento das ciências sociais. In: MICELI, Sergio (org.). História das ciências sociais no Brasil, vol. 1. 2. ed. São Paulo: Editora Sumaré, pp. 91-133, 2001.

MORAES, Amaury Cesar. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo soc., vol.15, n.1, pp.5-20, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ts/v15n1/v15n1a01.pdf acesso em 12/09/2016.

OLIVEIRA, Amurabi; BARBOSA, Vilma Soares Lima. Formação de professores em ciências sociais: desafios e possibilidades a partir do Estágio e do PIBID. Revista Eletrônica Inter-Legere, Número 13, 2013. Disponível em: http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/13/pdf/es06.pdf acesso em 12/09/2016.

OLIVEIRA, Amurabi. A formação de professores de ciências sociais frente às políticas educacionais. Crítica e Sociedade: revista de cultura política. v.3,n.2, 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/23425/14530, acesso em 12/09/2016.

OLIVEIRA, Amurabi. Cenários, tendências e desafios na formação de professores de Ciências Sociais no Brasil Política & Sociedade - Florianópolis - Vol. 14 - Nº 31 - Set./Dez. de 2015, pp. 39-62. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n31p39/31520 acesso em 10/10/2017

PESSANHA, E. G. F. Ciências Sociais: a arte de conjugar ensino e pesquisa na graduação. In: PESSANHA, E. G. F.; VILLAS-BOAS, G. (orgs). Ciências Sociais – Ensino e Pesquisa na Graduação.Rio de Janeiro: J. C. Editora, 1995.

SANTOS, A. G. B. dos; LOPES, L. S.; FULLIN, B. A origem, institucionalização e desafios das Ciências Sociais na Universidade Federal de Viçosa. Revista café com sociologia, Vol.4, Nº3, dez. 2015. Disponível em: http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/572/pdf acesso em 12/09/2016.

SANTOS, D. DA S. et al. Perfil socioeconômico dos alunos de ciências sociais – UFAL. Alagoas: UFAL/ICS, 2011. Disponível em: https://goo.gl/Gfzdqr. Acesso em 20/11/2016.

SCHWARTZMAN, S. Os estudantes de ciências sociais, in In: PESSANHA, E. G. F.; VILLAS-BOAS, G. (orgs). Ciências Sociais – Ensino e Pesquisa na Graduação.Rio de Janeiro: J. C. Editora, 1995.

TORINI, Danilo Martins. Formação e identidade profissional: a trajetória de egressos de Ciências Sociais. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

VILLAS BOAS, Glaucia K. Currículo, iniciação científica e evasão de estudantes de ciências sociais. Tempo soc., São Paulo , v. 15, n. 1, p. 45-62, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ts/v15n1/v15n1a03.pdf acesso em 12/09/2016.

WERNECK VIANNA, L.; CARVALHO, M. A. R. de & MELO, M. P. C. Cientistas sociais e vida pública: o estudante de graduação em ciências sociais. Dados, edição especial, 37 (3): 351-52, 1994.

Downloads

Publicado

16-01-2019

Como Citar

Faria, L. G. de P., Oliveira, C. O. T., & Marques, I. L. (2019). O locus acadêmico da Licenciatura entre estudantes de Ciências Sociais: Um perfil dos licenciandos da Universidade Federal de Viçosa. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 2(2), 68–94. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/69

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.