PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS:

construção de uma proposta para o ensino das Ciências Sociais

Autores

  • José Alberto da Silva ABECS/RN
  • Dariana Maria Silvino

Resumo

Na perspectiva de uma escola pública transformadora mediante a globalização e as tecnologias digitais, promover formas de se comunicar por meio de semioses são ações que precisam ser exploradas em sala de aula de forma ética, crítica e criativa. O objetivo desta proposta de ensino é abordar o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) dos alunos do nono ano do ensino fundamental, baseada na pedagogia dos multiletramentos, em uma escola pública, na cidade de Mossoró/RN. Na metodologia utilizou-se o diálogo de acordo com a pedagogia dos multiletramentos e o SUS, desenvolvida por meio da interação em um grupo de WhatsApp, a fim de integrar conhecimentos para fundamentar a articulação teórico-prática ao ensino das Ciências Sociais. Ao tratar do ensino das Ciências Sociais, a Saúde é um tema transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, para ser desenvolvido de forma interdisciplinar, visando contribuir para a formação crítica, consciente e participativa dos alunos, como previsto nos princípios do SUS e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Biografia do Autor

José Alberto da Silva, ABECS/RN

Graduado em Ciências Sociais e mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Dariana Maria Silvino

Na perspectiva de uma escola pública transformadora mediante a globalização e as tecnologias digitais, promover formas de se comunicar por meio de semioses precisam ser exploradas em sala de aula de forma ética, crítica e criativa. O objetivo desta proposta de ensino é abordar o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) dos alunos do nono ano do ensino fundamental baseada na pedagogia dos multiletramentos em uma escola pública na cidade de Mossoró/RN. Na metodologia utilizou-se do diálogo de acordo com a pedagogia dos multiletramentos e o SUS, desenvolvida por meio da interação em um grupo de WhatsApp, a fim de integrar conhecimentos para fundamentar a articulação teórico-prática ao ensino das Ciências Sociais. Ao tratar do ensino das Ciências Sociais, a Saúde é um tema transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, para ser desenvolvido de forma interdisciplinar, visando contribuir para a formação crítica, consciente e participativa dos alunos, como previsto nos princípios do SUS e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Referências

BAUMAN, Zygmunt; MAY Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, 2010.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: versão final. Brasília, 2017: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 07 out. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Contemporâneos Transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Legislação: CF; Leis 8.080/90 e 8.142/90; LC 141. Disponível em: http://www.senado.gov.br [ Links ]. Acesso em: 08 out. 2021.

BRASIL. Disponível em: http://www.datasus.gov.br [ Links ]. Acesso em: 07 out. 2021.

CARVALHO, Lejeune Mato Grosso (Org.) Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica). Parecer nº 11, de 7 de outubro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de dezembro de 2010, seção 1, p. 28.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. 1 ed. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.

LIMA, Samuel de Carvalho; MENDES, Eliziene de Sousa Sampaio. Whatsapp e fake news no ensino de língua inglesa em uma escola pública do interior do estado do Ceará. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 182-200, 22 ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24889. Acesso em: 09 out. 2021.

MENDES, Eliziane de Sousa Sampaio; LIMA, Samuel de Carvalho. Pedagogia dos multiletramentos para a aprendizagem de inglês: avaliação de uma proposta de ensino na escola pública. Revista Linguagem em Foco, v. 12, n. 2, p. 72-89, 21 set. 2020.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução: Edgard de Assis Carvalho, Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.

Downloads

Publicado

21-01-2022

Edição

Seção

Artigos