PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS:

construção de uma proposta para o ensino das Ciências Sociais

Autores

  • José Alberto da Silva ABECS/RN
  • Dariana Maria Silvino

Resumo

Na perspectiva de uma escola pública transformadora mediante a globalização e as tecnologias digitais, promover formas de se comunicar por meio de semioses são ações que precisam ser exploradas em sala de aula de forma ética, crítica e criativa. O objetivo desta proposta de ensino é abordar o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) dos alunos do nono ano do ensino fundamental, baseada na pedagogia dos multiletramentos, em uma escola pública, na cidade de Mossoró/RN. Na metodologia utilizou-se o diálogo de acordo com a pedagogia dos multiletramentos e o SUS, desenvolvida por meio da interação em um grupo de WhatsApp, a fim de integrar conhecimentos para fundamentar a articulação teórico-prática ao ensino das Ciências Sociais. Ao tratar do ensino das Ciências Sociais, a Saúde é um tema transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, para ser desenvolvido de forma interdisciplinar, visando contribuir para a formação crítica, consciente e participativa dos alunos, como previsto nos princípios do SUS e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Biografia do Autor

José Alberto da Silva, ABECS/RN

Graduado em Ciências Sociais e mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Dariana Maria Silvino

Na perspectiva de uma escola pública transformadora mediante a globalização e as tecnologias digitais, promover formas de se comunicar por meio de semioses precisam ser exploradas em sala de aula de forma ética, crítica e criativa. O objetivo desta proposta de ensino é abordar o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) dos alunos do nono ano do ensino fundamental baseada na pedagogia dos multiletramentos em uma escola pública na cidade de Mossoró/RN. Na metodologia utilizou-se do diálogo de acordo com a pedagogia dos multiletramentos e o SUS, desenvolvida por meio da interação em um grupo de WhatsApp, a fim de integrar conhecimentos para fundamentar a articulação teórico-prática ao ensino das Ciências Sociais. Ao tratar do ensino das Ciências Sociais, a Saúde é um tema transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, para ser desenvolvido de forma interdisciplinar, visando contribuir para a formação crítica, consciente e participativa dos alunos, como previsto nos princípios do SUS e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

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Publicado

21-01-2022

Como Citar

Silva, J. A. da, & Silvino, D. M. (2022). PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS:: construção de uma proposta para o ensino das Ciências Sociais. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 5(2), 25–40. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/344

Edição

Seção

Artigos