Comunidade de práticas de sociologia escolar
uma agenda alternativa ao conceito de campo
Palavras-chave:
Sociologia Escolar, Ensino de Sociologia, Aprendizagem Situada, Comunidade de Práticas, CampoResumo
O artigo tem como objetivo deslocar a ênfase dada ao conceito de “campo” para a noção de “comunidade de práticas” como agenda de pesquisas sobre sociologia escolar. Para isso, apresenta a sociologia relacional de Pierre Bourdieu e um prolongamento crítico sobre ela, desde a abordagem de Bernard Lahire. Depois, reconstrói as discussões sobre a possibilidade de classificação das práticas realizadas em torno de ensinar e aprender sociologia como um campo, subcampo ou campo em processo de autonomização no Brasil. Por fim, o texto destaca a antropologia educacional de Jean Lave e Etienne Wenger enquanto um registro teórico promissor para a investigação acerca da aprendizagem de conhecimentos sociológicos, elencando como principal argumento seu caráter menos afeito à reprodução de conflitos e hierarquias.
Referências
ALEXANDER, Jeffrey. O novo movimento teórico. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.2, n.4, São Paulo, jun. 1987, p. 5-28.
BARTHE, Yannick et. al. Sociologia pragmática: guia do usuário. Sociologias, ano 18, n. 41, Porto Alegre, 2016, p. 84-129.
BODART, Cristiano das Neves. A construção conceitual e empírica do “subcampo” ensino de Sociologia. In: BODART, Cristiano das Neves; SAMPAIO-SILVA, Roniel (Org.). O ensino de Sociologia no Brasil: Volume 2. Maceió, AL: Editora Café com Sociologia, 2019, p. 11-38.
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996.
BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2001.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2005.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BOURDIEU, Pierre. Sociologia Geral: Habitus e campo. Volume 2. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
FERREIRA, Vanessa do Rego; OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de sociologia como um campo (ou subcampo) científico. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 37, n. 1, p. 31-39, 2015.
LAHIRE, Bernard. O Homem Plural: os determinantes da ação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
LAHIRE, Bernard. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.
LAHIRE, Bernard. Patrimônios individuais de disposições: para uma sociologia à escala individual. Revista Sociologia, Problemas e Problemáticas, n. 49, 2005.
LAHIRE, Bernard. Franz Kafka: Éléments pour une théorie de la création littéraire. Paris: Ed. La Découverte, 2010.
LAHIRE, Bernard. Monde pluriel: penser l’unité des sciences sociales. Paris: Éditions du Seuil, 2012.
LAVE, Jean. Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, 2015, p. 37-47.
LAVE, Jean. Learning and Everyday Life: Access, Participation, and Changing Practice. Cambridge: University Press, 2019.
LAVE, Jean; PACKER, Martin. Hacia una ontología social del aprendizaje. Revista de Estudios Sociales, n. 40, 2011, p. 12-22.
LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Aprendizagem situada: participação periférica legitimada. Belo Horizonte, MG: Editora da UFMG, 2022.
MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1998.
MEUCCI, Simone. Institucionalização da Sociologia no Brasil: Primeiros manuais e cursos. São Paulo, SP: Hucitec; Fapesp, 2011.
MICELI, Sergio. Condicionantes do desenvolvimento das ciências sociais. IN: MICELI, Sergio (Org.). História das ciências sociais no Brasil – Volume 1. São Paulo, SP: Vértice/Idesp/Finep, 1989, p. 72-110.
MOCELIN, Daniel Gustavo. O ensino de Sociologia e o seu campo. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (Orgs.). Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió, AL: Editora Café com Sociologia, 2020.
MOCELIN, Daniel Gustavo. O ensino de Sociologia e o seu subcampo. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (Orgs.). Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió, AL: Editora Café com Sociologia, 2020.
MOCELIN, Daniel Gustavo. O currículo pelos professores: práticas de ensino de Sociologia no Ensino Médio em Porto Alegre. Latitude, v. 14, n. esp., p. 62–89, 2021.
MORAES, Amaury César. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Caderno Cedes, v. 31, p. 359-382, 2011.
OLIVEIRA, Amurabi. O campo do ensino de sociologia no Brasil. Maceió, AL: Editora Café com Sociologia, 2023.
PEREIRA, Thiago Ingrassia. A centralidade do campo do ensino de ciências sociais/sociologiabrasileiro: notas para um debate crítico. Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - CABECS, v.6, n. 2, p.155-175, 2022.
PETERS, Gabriel. Habitus, reflexividade e neo-objetivismo na teoria da prática de Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 28, n. 83, 2013, pp. 48-72.
PETERS, Gabriel. Percursos na teoria das práticas sociais: Anthony Giddens e Pierre Bourdieu. São Paulo, SP: Annablume, 2015.
SANTOS, Mario Bispo dos. A sociologia no contexto das reformas do ensino médio. In: CARVALHO, L. M. G. (Org.). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí, RS: Unijuí, 2004, p. 131-180.
SCHWEIG, Graziele Ramos. Aprendizagem e ciência no ensino de Sociologia na escola: um olhar desde a Antropologia. PPG em Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tese de Doutorado, Porto Alegre, 2015, 175f.
TURNER, Stephen. The Social Theory of Practices: Tradition, Tacit Knowledge and Presuppositions. Oxford, UK: Polity Press, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bernardo Mattes Caprara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).