FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:

percepções dos estudantes do último período da Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambuco

Autores

  • Rayza Almeida Hora Universidade Federal de Pernambuco
  • Tatiane Oliveira de Carvalho Moura

Palavras-chave:

Lei 10639, Ensino de Sociologia, Formação Inicial

Resumo

Neste artigo, analisamos se os estudantes dos períodos finais da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sentiam-se preparados para trabalhar com a temática racial na sala de aula do Ensino Médio. Para isso, os procedimentos metodológicos usados neste trabalho foram: A) Análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFPE; B) Exame documental da grade curricular do curso; C) Levantamento racial dos estudantes do último período da licenciatura; D) Entrevistas semiestruturadas com os estudantes do último período da Licenciatura. Os resultados alcançados foram: por falta de uma disciplina específica para o trabalho com a temática racial na graduação, os estudantes não se sentem aptos para relacionar os saberes sociológicos com a realidade racial brasileira.

 

Biografia do Autor

Rayza Almeida Hora, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda do 3° período do curso de licenciatura em ciências sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista no programa de iniciação a docencia (PIBID), atuando na Escola em Referência em Ensino Médio Dom Vital. Atuante no Núcleo de pesquisa em relações raciais Frantz Fanon.

Tatiane Oliveira de Carvalho Moura

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo interrompido (2017-2018). Mestre em Ciências Sociais pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professora substituta de Ensino de Ciências Sociais na UFPE. No curso de Licenciatura em Ciências Sociais, ministra disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado 1,2,3 e 4 e Metodologia de Ensino de Ciências Sociais 1 e 2. Orienta trabalhos de conclusão de curso acerca do Ensino de Sociologia na Educação Básica. É integrante da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

Referências

ALMEIDA, Marco Antônio Bettine; SANCHEZ, Lívia. Os negros na legislação e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v.10, n.2, p. 234-246, 2016.

ANDRÉ, Marli; LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

BRASIL, Lei 10.639/2003 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 jan. 2003. Seção 1, p. 1.

BRASIL. Lei n. 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 dez. 1996.

CHITOLINA, Renati Fronza; BACKES, Luciana; CASAGRANDE, Cledes Antônio. A construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores. Caderno Cajuína, v.6, n.2, Março - 2021.

CORRÊA, Marisa. Ilusões da Liberdade. Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 1998.

FERNANDES, Florestan. Cor e mobilidade social em Florianópolis. Prefácio. In: CARDOSO, Fernando Henrique; IANNI, Octávio. Brasília: Editora Nacional, 1960, p.11-25. Disponível em: 307 PDF - OCR - RED.pdf (ufrj.br).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin e GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático; tradução de Pedrinho Guareschi. 10.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 64-89.

GOMES, Nilma Lino. Juventude e identidade negra: os grupos culturais juvenis como espaços educativos. 1o Congresso Latino-americano de Antropologia. Anais. Argentina: Universidad Nacional de Rosario, Rosário. 2005. p. 1-11.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2018.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

LIMA, Cantaluce. A Identidade Docente no Ensino Técnico: as marcas do saber-ser, do saber-tornar-se, do saber-tornar-se professor. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

LIMA, Fabiana Conceição Pereira. Construção das identidades profissionais dos professores formadores da Licenciaturas em Ciências Sociais. Tese (Doutorado em Sociologia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

.

MEDEIROS, L. B.; PIRES, T. K. P. Projeto Político-Pedagógico (PPP) e rotatividade docente: desafios na atuação das escolas famílias agrícolas (efas) no Piauí. Cadernos Cajuína, v.5, n.3, Setembro-2020.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1995.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Racismo no Brasil. São Paulo: Publifolha 2001.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes. Educação Antirracista: tensões e desafios para o ensino de sociologia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 81-98, jan./mar. 2014.

VEIGA, Ilma P. Alencastro. Formação de professores para a Educação superior e a diversidade da docência. Revista Diálogo Educacionais, Curitiba, v. 14, n. 2, p. 327-342, maio/agosto 2008.

VYGOTSKY, Levy. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Downloads

Publicado

24-12-2023

Como Citar

Hora, R. A., & de Carvalho Moura, T. O. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:: percepções dos estudantes do último período da Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambuco. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(1), 56–78. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/441

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.