A sociologia como disciplina escolar em debate no 1º Congresso Brasileiro de Sociologia
Palavras-chave:
Sociologia " ensino e pesquisa. Ensino médio. Congresso Brasileiro de Sociologia.Resumo
A formação da Sociologia como disciplina escolar exemplifica como diferentes forças sociais concorrem na fabricação do currículo. Este artigo centrou-se em uma dessas forças sociais – o campo científico – para analisar a participação de intelectuais e sociedades científicas no processo de constituição do ensino de Sociologia como objeto de interesse das Ciências Sociais. O artigo foi construído a partir de pesquisa documental, seguida de um esforço de revisão bibliográfica que lhe forneceu substrato teórico e metodológico. Sua principal fonte foram os anais do 1º Congresso Brasileiro de Sociologia, ocorrido em São Paulo em 1954. Conclui que os debates naquele fórum acadêmico problematizaram as funções universais e científicas da Sociologia, bem como concepções de ensino e funções específicas dessa disciplina no currículo escolar, transitando, notadamente, entre os sentidos de ensinar ou não Sociologia na escola.
The debate about the teaching of Sociology in the 1º Congresso Brasileiro de Sociologia
The formation of Sociology as a school subject is an example of how different social forces concur to fabricate the curriculum. This paper focused on one of these social forces – the academic-scientific field – and it purposes of analyzing the participation of intellectuals and scientific societies in the making of the teaching of Sociology as an object of interest in Social Science. The paper included documental research, followed by an effort of bibliographical review which provided theoretical and methodological substrate. Its main sources were the annals with first edition of the Congresso Brasileiro de Sociologia (1º Brazilian Congress of Sociology).
Referências
AZEVEDO, Fernando. Discurso de abertura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 1., 1954, São Paulo. Anais... São Paulo, 1955a, p. 37-51.
_____. Discurso de encerramento: o ensino e as pesquisas sociológicas no Brasil – problemas e orientações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 1., 1954, São Paulo. Anais... São Paulo, 1955b, p. 53-71.
BESSA, Pedro Parafita. O estudo das Ciências Sociais em Minas Gerais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 1., 1954, São Paulo. Anais... São Paulo, 1955, p. 299-304.
BRASIL. Decreto n. 16.782 A, de 13 de janeiro de 1925. Estabelece o concurso da união para a difusão do ensino primário, organiza o Departamento Nacional de Ensino, reforma o ensino secundário e superior e dá outras providencias. Rio de Janeiro, 1925.
_____. Decreto n. 19.890, de 18 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Rio de Janeiro, 1932.
_____. Decreto n. 2.940, de 22 de novembro de 1928. Regulamenta o ensino. Rio de Janeiro, 1929.
_____. Decreto n. 21.241, de 4 de abril de 1932. Consolida as disposições sobre a organização do ensino secundário e dá outras providências. Rio de Janeiro, 1932.
_____. Decreto-lei n. 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Rio de Janeiro, 1942.
CANDIDO, Antonio. A Sociologia no Brasil. Tempo Social, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 271-301, jun. 2006 [1956].
_____. O papel do estudo sociológico da escola na Sociologia educacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 1., 1954, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Sociologia, 1955, p. 117 -130.
_____. Sociologia: ensino e estudo. Sociologia, São Paulo, v. 11, n. 3, 1949, p. 275-289.
CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. A Era Vargas: dos anos 20 a 1945. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997. 1 CDROM.
CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 1., 1954, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Sociologia, 1955.
CUNHA, Luiz Antonio. A. Educação e classes sociais no manifesto de 32: perguntas sem respostas. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 20, n.1-2, p. 132-150, 1994.
FERNANDES, Florestan. O ensino da Sociologia na escola secundária brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 1., 1954, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1955, p. 89-106.
FREITAG, Bárbara. Democratização, universidade e revolução. In: D'INCAO, Maria Angela (Org.). O saber militante: ensaios sobre Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 163-180.
GARCIA, Silvia Germignani. Destino ímpar: sobre a formação de Florestan Fernandes. São Paulo: Editora 34, 2002.
GUEDES, André. Notícias sobre a Sociologia acadêmica no 1º Congresso da SBS (São Paulo, 1954). Plural, São Paulo, n. 14, 2007, p. 133-146.
IANNI, Otávio. Pensamento social no Brasil. Bauru: Edusc, 2004.
LIMONGI, Fernando. A Escola Livre de Sociologia e Política em São Paulo. In: MICELI, Sérgio (Org.). História das Ciências Sociais. São Paulo: Sumaré, 2001a, p. 257-275.
MICELI, Sérgio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Cia. das Letras, 2001a.
_____. Por uma Sociologia das Ciências Sociais. In: MICELI, Sérgio (Org.). História das Ciências Sociais no Brasil. V. 1. São Paulo: Sumaré, 2001b, p. 11-28.
NEUHOLD, Roberta dos Reis. Sociologia do ensino de sociologia: os debates acadêmicos sobre a constituição de uma disciplina escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
NOGUEIRA, Oracy. Duas experiências no ensino da Sociologia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 1., 1954, São Paulo. Anais... São Paulo: SBS, 1955, p. 107-115.
O MANIFESTO dos pioneiros da educação nova (1932). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.188–204, ago. 2006. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes /22e/doc1_22e.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2013.
PINTO, Luiz de Aguiar Costa; CARNEIRO, Edson. As Ciências Sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Capes, 1955. (Série Estudos e Ensaios – 6).
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA. Ata da Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Brasileira de Sociologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Sociologia, 29 abr. 1952a.
_____. Debates. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 1., 1954, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Sociologia, 1955, p. 275-297.
_____. Estatuto. São Paulo, 3 set. 2003. Disponível em: <http://www.sbSociologia.com.br/portal/images/docs/estatuto.pdf>. Acesso em: 11 set. 2013.
_____. Estatutos, aprovados em Assembleia Geral Extraordinária de 3 de março de 1950. In: _____. Ata da Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Brasileira de Sociologia. São Paulo, 29 abr. 1952b.
_____. Moção. Moção aprovada por assembleia reunida durante a 60ª Reunião Anual da SBPC. Campinas, 16 jul. 2008.
SOCIEDADE DE SOCIOLOGIA DE SÃO PAULO. Ata de 19 de janeiro de 1950 da reunião da Sociedade de Sociologia de São Paulo. São Paulo: Sociedade de Sociologia de São Paulo, 1950.
_____. Estatutos da Sociedade de Sociologia de São Paulo. São Paulo: Sociedade Brasileira de Sociologia, 4 jun. 1937.
SOCIOLOGIA. Symposium sobre o Ensino de Sociologia e Etnologia. Sociologia, São Paulo, v. 11, n. 3, 1949, p. 275-336.
COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO
CIGALES, Marcelo. Avanços e desafios para o ensino de Sociologia no Brasil. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.1, n.2, p. 05-26, 2017.
Recebido em: 31 de out. 2017
Avaliador 1: 28 de nov. 2017
Avaliador 2: 21 de nov. 2017
Aceito em: 17 de dez. 2017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).