FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:
percepções dos estudantes do último período da Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave:
Lei 10639, Ensino de Sociologia, Formação InicialResumo
Neste artigo, analisamos se os estudantes dos períodos finais da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sentiam-se preparados para trabalhar com a temática racial na sala de aula do Ensino Médio. Para isso, os procedimentos metodológicos usados neste trabalho foram: A) Análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFPE; B) Exame documental da grade curricular do curso; C) Levantamento racial dos estudantes do último período da licenciatura; D) Entrevistas semiestruturadas com os estudantes do último período da Licenciatura. Os resultados alcançados foram: por falta de uma disciplina específica para o trabalho com a temática racial na graduação, os estudantes não se sentem aptos para relacionar os saberes sociológicos com a realidade racial brasileira.
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