Brinquedos e brincadeiras da infância: Um debate sobre socialização e desigualdades de gênero

Autores

  • Ana Luiza Gomes Profírio SEDUC - AL

Palavras-chave:

Ensino de Ciências Sociais, Ensino de Antropologia

Resumo

Através da discussão sobre brinquedos e brincadeiras, as/os jovens estudantes do 1º ano do ensino médio em uma escola pública da rede estadual de Alagoas foram incitados à reflexão sobre o processo de socialização e as desigualdades de gênero. Este relato de experiência descreve os aspectos mais significativos do processo. Não se pretende aqui realizar uma discussão teórica aprofundada, mas descrever as potencialidades e desafios de uma aprendizagem que prioriza o social como ferramenta para o ensino de temas, conceitos e teorias das Ciências Sociais, de forma a escapar de um ensino abstrato e permitindo (re)apropriações criativas por parte das/dos jovens estudantes.

 

Palavras-chaves:Socialização. Gênero. Desigualdades.

 

Childhood Toys and Play: a debate on socialization and gender inequalities

Abstract

 

Through the discussion about toys and games, the young students of the first year of high school in a public school of the state school of Alagoas, were encouraged to reflect on the process of socialization and gender inequalities. This experience report describes the most significant aspects of the process. It is not intended to conduct an in-depth theoretical discussion, but to describe the potentialities and challenges of learning that prioritizes the social as a tool for teaching social science themes, concepts and theories, in order to escape an abstract teaching and allowing (re) creative appropriations by the young students.

 

Keywords:Socialization. Gender. Inequalities.

Biografia do Autor

Ana Luiza Gomes Profírio, SEDUC - AL

Licenciada em Ciências Sociais e Mestra em Antropologia Social, pela Univerisdade Federal de Alagoas.

Referências

ANDRADE, Joana El-Jaick. O feminismo marxista e a demanda pela socialização do trabalho doméstico e do cuidado com as crianças. Rev. Bras. Ciênc. Polít., Brasília, n. 18, p. 265-300, Dez. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010333522015000400265&lng=en&nrm=iso> . Acesso em 15 Jan. 2020.

COHN, Clarice. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro, Zahar. 2015.

FEIJÓ, Fernanda. Questões acerca da licenciatura em Ciências Sociais. In: OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de; OLIVEIRA, Amurabi (Org.). Ciências Sociais e Educação: Um reencontro marcado. Maceió: Edufal, 2015.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Heterossexismo e vigilância de gênero no cotidiano escolar: a Pedagogia do Armário. SILVA, Fabiane Ferreira da (Org.). Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação. Uruguaiana: Unipampa, 2011.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, Campinas, v. 19, n. 2, p. 17-23, ago. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010373072008000200003&lng=en&nrm=iso> . Acesso em 15 Jan. 2020.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós estruturalista. 16. ed. Petropólis: Vozes, 2014. 184 p.

MEAD, Margareth. Sexo e Temperamento. São Paulo: Perspectiva, 1978.

PEIXOTO, Ingrid. Brincar de boneca: como isso educa para o cuidar?. GQFeminista. S.I, 01/02/2015. Disponível em: <https://medium.com/qg-feminista/brincar-de-boneca-como-isso-educa-para-o-cuidar-ddbcbc66d96a>. Acesso em: 11 jul. 2019.

SARANDY, Flávio. O trabalho com temas e conteúdos no ensino de Sociologia. In: CARNIEL, Fagner; FEITOSO, Samara (Org.). A Sociologia em sala de aula: diálogos sobre o ensino e suas práticas. Curitiba: Base Editorial, 2012.

SILVA, Roniel Sampaio; BODART, Cristiano das Neves. O uso do Podcast como recurso didático de Sociologia: aproximando habitus. Revista Educação, Ciência e Cultura, Centro Universitario La Salle - UNILASALLE [s.l.], v. 20, n. 1, p.137-153, 6 ago. 2015. Disponível em:<https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/2236-6377.15.9/pdf> . Acesso em: 15 jul. 2019.

Downloads

Publicado

10-07-2020

Como Citar

Profírio, A. L. G. (2020). Brinquedos e brincadeiras da infância: Um debate sobre socialização e desigualdades de gênero. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 4(1), 16–28. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/188

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.