APLICAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA NA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021

Autores/as

  • Katiuscia Antunes UFJF
  • Gustavo de Lima Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Thais de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Sociologia, Livros Didáticos, PNLD, Currículo

Resumen

Este trabalho visa analisar o livro didático "Desigualdade e Poder", produzido pela editora Scipione, em articulação ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise segue os pressupostos teórico-metodológicos de Meucci (2014; 2020), apoiada na Sistematização, Institucionalização e Rotinização. A discussão perpassa as dimensões legais, estéticas e estilísticas, econômicas, sociais e políticas da obra. Aborda-se a relação entre Estado, editoras e mercado, o perfil dos autores, técnicas de exposição didática e tendências metodológicas e o destaque ou apagamento de áreas de conhecimento. Ressaltam-se ainda as contradições entre normativas e cultura escolar, além de verificar a legitimação das competências e habilidades. Busca-se, assim, demonstrar os livros didáticos na construção de uma interpretação sociológica da vida cultural e intelectual e somatiza-se à discussão acerca do Ensino Médio que modifica os cotidianos escolares e impactam na produção, no uso e nas percepções dos livros didáticos.

 

Palavras-chaves: Sociologia. Livros didáticos. PNLD. Currículo.

This work aims to analyze the textbook "Desigualdade e Poder", produced by Scipione publishing house, in articulation with the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). The analysis follows the theoretical-methodological assumptions of Meucci (2014; 2020), supported by Systematization, Institutionalization and Routinization. The discussion permeates the legal, aesthetic and stylistic, economic, social and political dimensions. The relationship between the State, publishers and the market, the authors' profile, teaching techniques and methodological trends and the emphasis or deletion of areas of knowledge are discussed. Contradictions between regulations and school culture are also highlighted, in addition to verifying the legitimacy of competences and abilities. Thus, we seek to demonstrate textbooks in the construction of a sociological interpretation of cultural and intellectual life and add to the discussion about High School that changes school routines and impacts the production, use and perceptions of textbooks.

 

Keywords: Sociology. Didactic books. PNLD. Curriculum.

Citas

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Publicado

2024-04-11

Cómo citar

Antunes, K., de Lima, G., & de Souza, T. (2024). APLICAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA NA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(2), 105–122. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/444

Número

Sección

Artigos

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