Reflexões sobre mercado de trabalho para cientistas sociais e pressões por mudanças curriculares.

Autores

  • Gustavo Cravo Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES/UFRJ). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCIS) PUC-Rio.
  • Fabio Medina Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)/UFF

Palavras-chave:

Cientistas Sociais. Mercado de Trabalho. Profissões.

Resumo

O artigo examina propostas de mudanças no currículo da formação de cientistas sociais no Brasil a partir de revisão de literatura. Por questão de método, delimitamos três áreas de atuação dentro das ciências sociais: pesquisa, ensino escolar e outras atuações, indicando os agentes que a constituem, suas especificidades, formas de organização e indicando as lutas concorrenciais nos respectivos campos. Além disso, o artigo examina em subseção especifica a trajetória do campo escolar, indicando sua busca por legitimidade e prestígio, relacionando com as mudanças recentes e à expansão recente dos cursos de ciências sociais. Ao final, apresentamos uma breve síntese, dentro dos limites deste trabalho, das áreas de atuação profissional e as perspectivas de empregabilidade de cientistas sociais nas áreas de pesquisa, escolar e outras atuações.

The article examines proposals for changes in the curriculum of the formation of social scientists in Brazil from a literature review. As a matter of method, we delimit three areas of action within the social sciences: research, school teaching and other activities, indicating the agents that constitute them, their specificities, forms of organization and indicating the competitive struggles in the respective areas. In addition, the article examines in a specific subsection the trajectory of the school field, indicating its search for legitimacy and prestige, relating to recent changes and recent expansion of social science courses. In the end, we present a brief synthesis, within the limits of this research, of the areas of professional performance and the perspectives of employability of social scientists in the research areas, school areas and other activities.

Biografia do Autor

Gustavo Cravo, Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES/UFRJ). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCIS) PUC-Rio.

Doutorando em Ciências Sociais PUC-Rio.

Mestre em Ciência Política UFF.

Especialista em Ensino de Sociologia UFRJ.

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais UFRJ.

Pesquisador do LABES/UFRJ.

Fabio Medina, Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)/UFF

Doutorando em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGDC), também da Universidade Federal Fluminense (UFF). É pesquisador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP/UFF) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC). Atualmente, é Professor Substituto de Direito do Trabalho, Biomedicina e Perícia na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem interesse nas áreas de estudos de gênero, relações de trabalho, antropologia urbana, antropologia do direito e categorias etárias.

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Publicado

22-07-2017

Como Citar

Cravo, G., & Medina, F. (2017). Reflexões sobre mercado de trabalho para cientistas sociais e pressões por mudanças curriculares. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(1), 92–108. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/17

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