A Licenciatura em Ciências Sociais e o Ensino de Sociologia no Recôncavo da Bahia: formação e prática através de pesquisa, ensino e extensão
Keywords:
Ensino de Sociologia. Formação de professores. Ciências Sociais.Abstract
Esse texto pretende apresentar, em linhas gerais, o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, trazendo elementos de sua singularidade, inovação constitutiva e a importância do laboratório de ensino na matriz curricular. Almejou-se também por em evidência dados sobre a proporção desigual que existe entre professores de Sociologia em atuação na Bahia e sua área de formação, bem como refletir sobre a prática pedagógica no Ensino de Sociologia e o processo de aprendizagem (professor-aluno) na relação externa com a educação básica.
Palavras-chave:Ensino de Sociologia. Formação de professores. Ciências Sociais.
THE TRAINING OF TEACHERS IN SOCIAL SCIENCES AND THE TEACHING OF SOCIOLOGY IN THE RECÔNCAVO OF BAHIA: training and practice through research, teaching and extension
Abstract
This text intends to present, in general lines, the Course of teacher education in Social Sciences of the Federal University of the Recôncavo of Bahia, bringing elements of its singularity, constitutive innovation and the importance of the teaching laboratory in the curricular matrix. Data on the unequal proportion of sociology professors in Bahia and their area of formation were also highlighted, as well as reflecting on the pedagogical practice in Sociology Teaching and the learning process (teacher-student) in the relationship with the school.
Key words:Teaching Sociology. Teacher training. Social Sciences.
References
BERGER, P. Perspectivas sociológicas: uma visão humanista. Petrópolis: editora Vozes, 2001.
BODART, Cristiano; PEREIRA, T. I. Breve balanço do subcampo “ensino de Ciências Sociais” no Brasil e o papel da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais – ABECS. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS), Vol.1, nº.1, pp. 01-10, Jan./Jun. 2017. Disponível em: <https://abecs.com.br/revista/index.php/cabecs/issue/archive>. Acesso em: 20 de abril de 2018.
DAYRELL, Juarez T. A juventude no contexto do ensino da sociologia: questões e desafios. In. In. MORAES, Amaury. MEC. Coleção explorando o Ensino: Sociologia, volume 15, Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, pp. 15-44, 2010.
INEP. Censo Escolar 2017: notas estatísticas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ul8OptGdTzory5J0m-TvvSzILCrXmWeE/view>. Acesso em: 20 de abril de 2018.
INEP/DEED. Censo Escolar 2013: perfil da docência no ensino médio e regular. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015. Disponível em: <http://inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos>. Acesso em: 20 de abril de 2018.
MILLS, C.W. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
MORAES, Amaury Cesar. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social, São Paulo, v.15, n.1, abril, pp.05-20, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ts/v15n1/v15n1a01.pdf>. Acesso em: 21 de abril de 2018.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996). Brasília: Governo Federal, 1996.
RAIZER, L.; CAREGNATO, C. E.; MOCELIN, D. G.; PEREIRA, T.I. O ensino da disciplina de sociologia no Brasil: diagnóstico e desafios para a formação de professores. Revista Espaço Acadêmico, n.190, pp. 15-26, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/35759>. Acesso em: 20 de abril de 2018.
SARANDY, Flávio M. S. Reflexões acerca do sentido da sociologia no Ensino Médio. In: CARVALHO, L. M. G. de (Org.). Sociologia e Ensino no debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí: Editora Unijuí, pp. 113-130, 2004.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA. Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE). Salvador: CEE, nº 1, de 15 de maio de 2009.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA. Resolução do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE). Salvador: CEE, nº 13, de 10 de fevereiro de 2009.
SILVA, Ieizi L. F. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In. MORAES, Amaury. MEC. Coleção explorando o Ensino: Sociologia, volume 15, Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, pp. 15-44, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7843-2011-sociologia-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 18 de abril de 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA /Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Cruz das Almas: Resolução n.15, CONAC, UFRB, 2018. Disponível em: https://ufrb.edu.br/soc/components/com_chronoforms5/chronoforms/uploads/documento/20180306142744_resolucao_015_2018.PDF>. Acesso em: 22 de abril de 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Cruz das Almas: UFRB, 2014. Disponível em: <https://www.ufrb.edu.br/soc/images/PDI/PDI_2_ETAPA_28_07_2016.pdf>. Acesso em: 20 de abril de 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Cruz das Almas: CAHL/Licenciatura em Ciências Sociais/UFRB, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA/ASCOM. Assessoria de Comunicação. Em seus 12 anos, UFRB comemora maioria negra e pobre no ensino superior. Cruz das Almas: UFRB/Ascom, julho de 2017. Disponível em: <https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4800-em-seus-12-anos-ufrb-comemora-maioria-negra-e-pobre-no-ensino-superior, acesso em 22 de abril de 2018>. Acesso em: 08 de junho de 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).