Ensino de Sociologia na Educação Básica: um olhar sobre o perfil e a formação dos professores no Rio Grande Do Sul
Keywords:
Sociologia, Formação de Professores, Educação básica.Abstract
A consolidação da Sociologia desde o seu retorno como disciplina obrigatória no Ensino Médio (Lei 11.684/2008), apresenta um quadro de desafios e impasses quanto à formação dos profissionais que atuam na área. O presente estudo aborda a situação do Ensino de Sociologia no Rio Grande do Sul, analisando quem são os profissionais envolvidos com a disciplina, quais são as suas formações e as suas condições de trabalho. Com o compromisso de refletir e contribuir para qualificar a presença da disciplina no currículo escolar, apresentamos resultados parciais da pesquisa intitulada "Formação dos professores e Ensino da disciplina de Sociologia no Rio Grande do Sul". Os resultados baseiam-se na análise de dados do Censo Escolar produzidos pelo INEP sobre o ano de 2016 e de formulários respondidos por professores que ministravam a disciplina na Educação Básica em 2016, tanto na rede pública quanto privada. Entre os resultados, destacam-se a carga horária insuficiente como uma das maiores dificuldades, assim como a falta de legitimidade da Sociologia frente à s outras disciplinas. Tais resultados apontam para a necessidade do debate sobre as condições do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, visando a implementação das políticas públicas de formação de professores e de incentivo a qualificação e atuação no magistério.
The consolidation of Sociology since its return as a compulsory discipline in secondary education (Law 11684/2008) presents a framework of challenges and impasses regarding the training of professionals working in the area. The present study addresses the situation of Sociology in Rio Grande do Sul, analyzing who are the professionals involved with the discipline, what are their formations and their working conditions. In order to reflect and qualify the presence of the discipline in the school curriculum, we present part of the results of the project: "Teacher Training and Teaching of Sociology in Rio Grande do Sul". The results are based on the analysis of data from the 2016 School Census and forms answered by teachers who teach the discipline in basic education in 2016, both in the public and private schools. Among the results, the following stand out: insufficient workload as one of the greatest difficulties, as well as the lack of legitimacy of sociology in relation to other disciplines. These results point to the need for a debate on the conditions of Sociology Teaching in High School, aiming at the implementation of public policies in the training of teachers and encouraging qualification and acting in the teaching profession.
References
IBGE, 2015. Síntese de indicadores sociais : uma análise das condições de vida da população brasileira : 2015 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro : IBGE, 2015, 137p. Disponível em http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv95011.pdf
INEP, 2012. Censo da educação básica: 2011 - resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2011.pdf Consulta realizada em 03/05/2012.
INEP, 2013. Censo da educação básica: 2012 - resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em
INEP, 2014. Censo da educação superior: 2014 " Notas estatísticas. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2015/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2014.pdf
INEP, 2015. Censo da educação superior 2013: resumo técnico. " Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015. Disponível em http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2013/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2013.pdf
MENDES, Marcos. O Governo Federal gasta pouco em educação? Instituto Braudel, 2015. Disponível em http://www.brasil-economia-governo.org.br/2015/04/20/o-governo-federal-gasta-pouco-com-educacao/
TODOS PELA EDUCAÇÃO, 2015. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2015. Disponível emhttp://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A808A824D99C0D1014D9BEEEEBB0C18
MEKSENAS, Paulo. O Ensino da Sociologia na Escola Secundária. In: Leituras & Imagens.
Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação. Florianópolis: Universidade do Estado de
Santa Catarina UDESC, 1995, pp.67-79.
MEUCCI, Simone. A institucionalização da Sociologia no Brasil: Os primeiros manuais e cursos. (2000) IFCH/UNICAMP. Dissertação de Mestrado.
BOURDIEU, Pierre et al. Lições da Aula. São Paulo, Editora Ática S.A, 1988.
ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa, Editora Edições 70. 1999
ELIAS, Norbert, SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia da relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
GIDDENS, Anthony. Em Defesa da Sociologia. São Paulo, Editora Unesp, 2001
MEKSENAS, Paulo. Sociologia. 2 ed. São Paulo, Cortez, 1994
MILLS, Wright C. A imaginação sociológica. 2 ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1969. 246 p. 1º capítulo.
PEREIRA, Luiza Helena. Por uma sociologia da sociologia no ensino médio. 2009. In: Congresso Brasileiro de Sociologia (14. : 2009, jul. 28-31 : Rio de Janeiro, RJ). Sociólogos do futuro, Rio de Janeiro : SBS, 2009. [21]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Centro de Formação Continuada de Professores. Marie Jane Soares Carvalho; Breno Neves; Rafaela Melo. CultivEduca - valorizar o educador faz toda a diferença. BR nº 512014001340-5, 07 nov. 2014.
GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).
GATTI, Bernardete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, Dec. 2010
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).