Relato de experiência sobre o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Sociologia da Universidade Estadual do Piauí Campus Parnaíba
Palavras-chave:
Ensino de sociologia. Formação docente. Ensino médio. Prática docente.Resumo
O ensino de sociologia no ensino médio possui problemáticas que, embora não lhe sejam exclusivas, são acentuadas em relação a outras disciplinas, como o problema da pouca presença de professores formados em ciências sociais ou sociologia. Outro problema, que também não é exclusivo, mas é proeminente, é a questão da formação para a docência pouca destacada nas licenciaturas, estando estas permeadas por uma cultura bacharelesca. Diante deste cenário é preciso empreender ações que possam ajudar a reverter o quadro e foi nesse sentido que surgiu o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Sociologia - LEPES na Universidade Estadual do Piauí no Campus Parnaíba em 2016. O presente artigo visa apresentar a experiência do LEPES, refletindo sobre como ele se insere na tentativa de mediar os problemas supracitados, na formação do futuro professor de sociologia do ensino médio, assim como na falta de conhecimento específico da matéria por parte dos professores que já atuam no ensino médio.
Palavras-chave: Ensino de sociologia. Formação docente. Ensino médio. Prática docente.
RELATION OF EXPERIENCE ON THE LABORATORY OF STUDIES AND RESEARCH IN TEACHING OF SOCIOLOGY OF THE STATE UNIVERSITY OF PIAUÍ CAMPUS PARNAÍBA
Abstract
The teaching of sociology in high school has problems that, although not exclusive to it, are accentuated in relation to other disciplines as the problem of the little presence of teachers trained in social sciences or sociology. Another problem, which is also not exclusive, but it is proeminente, is the the lack of emphasis given to teacher training in undergraduate degreesdue to a baccalaureate culture. Facing this scenario, it is necessary to take actions that may help to reverse the picture and it was in this sense that the Laboratory of Studies and Research in Teaching of Sociology - LEPES was born at the State University of Piauí at Campus Parnaíba in 2016. This article aims to present the experience of LEPES, it reflects on how this laboratory studies the issues presented above. It is intended here to analyze how LEPES works the training of the professor of sociology as well as to analyze the lack of knowledge about sociology by teachers who already teach this discipline.
Key-words: Teaching Sociology. Teacher training. High Schools. Teaching practice.
Referências
ANTUNES, Anna C. de Brito. A formação inicial de professores de sociologia e a constituição da profissionalidade docente. Revista Eletrônica Inter-Legere, Natal, v.1, n.13, p.163-178, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4170>. Acesso em: 20 de março de 2018.
BODART, Cristiano das Neves e SILVA, Roniel Sampaio. Um "raio-x" do professor de sociologia brasileiro: condições e percepções. Estudos de Sociologia, Recife, n.2, n.22, p.197-233, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revsocio/article/view/235745>. Acesso em: 20 de março de 2018.
HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de (Org.). A sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet, 2009.
HANDFAS, Anita. Formação dos professores de sociologia: um debate em aberto. In: HANDFAS, Anita e MAÇAIRA, Julia P. (Org). Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.
MORAES, A.C.; TOMAZI, N.D.; GUIMARÃES, E.F. Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: Sociologia. Brasília: MEC/SEB, 2006.
MORAES, Amaury César (Coord.). Sociologia: ensino médio. Brasília, Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2010. (Coleção explorando o ensino, v.15).
MORAES, Amaury. C. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, São Paulo, v.15, n.1, p.05-20, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ts/v15n1/v15n1a01.pdf>. Acesso em: 20 de março de 2018.
MORAES, Amaury C. O que temos de aprender para ensinar ciências sociais? Cronos, Natal, v.8. p.395-402, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/184>. Acesso em: 20 de março de 2018.
OLIVEIRA, Amurabi. Cenários, tendências e desafios na formação de professores de Ciências Sociais no Brasil. Política & Sociedade, Florianópolis, v.14, n.31, p.39, 2015. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n31p39>. Acesso em: 20 de março de 2018.
PLANCHEREL, Alice A. e OLIVEIRA, Evelina A. F. de. Leituras sobre sociologia no ensino médio. Macéio: EDUFAL, 2007.
ROGÉRIO, Radamés de M. Censo dos professores de Sociologia do ensino médio de Parnaíba/Piauí. Anais do V Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia no Educação Básica. 23 a 25 de julho de 2017, Universidade de Brasília. Disponível em: <http://www.aconteceeventos.com.br/Anais ENESEB/listaresumos.htm>. Acesso em: 23 julho de 2017.
SILVA, Ileizi L. F. Os sentidos da formação de professores de sociologia nas licenciaturas em Ciências Sociais no Paraná e a experiência da Universidade Estadual de Londrina– UEL. Comunicação apresentada na mesa redonda Formação de professores e licenciatura nos cursos de ciências sociais, do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, Recife, UFPE/SBS, junho de 2007.
SOUSA, Diego T. et al. A formação de professores de sociologia: o debate sobre os modelos formativos e algumas hipóteses de pesquisa. In: HANDFAS, Anita, MAÇAIRA, Julia P. e FRAGA, Alexandre B (org.). Conhecimento escolar e ensino de sociologia: instituições, práticas e percepções. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015.
SOUZA, Jordânia de A., MARINHO, Noélia N., GAUDENCIO, Júlio C. Ensino e docência: desafios para a formação e atuação de professores de Sociologia/Ciências Sociais. Política & Sociedade, Florianópolis, v.14, n.31, p.63, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n31p63>. Acesso em: 20 de março de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).