Apontamentos sobre o ensino de Sociologia numa instituição federal de ensino técnico integrado " o caso do IFSul
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, IFSul, Currículo.Resumo
Este artigo apresenta resultados iniciais de pesquisa que versa sobre o ensino de Sociologia nos onze campi e nos trinta cursos de nível técnico integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Parte-se do entendimento de que a inclusão da disciplina de Sociologia nos componentes curriculares visa contribuir para a formação do pensamento crítico e o exercício pleno da cidadania. Com esse intuito, o artigo busca compreender como a disciplina de Sociologia é desenvolvida nos diferentes cursos técnicos oferecidos pelo Instituto, enfocando-se a carga horária destinada à Sociologia nas grades curriculares dos cursos e os conteúdos programáticos contidos nos programas da disciplina. A fim de atingir tais propósitos, a metodologia empregada na investigação foi o protocolo quali-quantitativo, utilizando-se como técnica de pesquisa, no recorte ora apresentado, a análise documental a partir da apreciação das grades curriculares dos cursos e dos programas da disciplina de Sociologia. Os resultados denotam uma grande variedade de temas abordados em diferentes cursos nos vários campi que pertencem ao IFSul, o que pode dever-se tanto à inexistência nacional de programa comum para a disciplina, quanto à ausência de debate interno à instituição com o fim de construir uma base comum.Referências
BRASIL. Decreto-Lei nº 869, de 12 de Setembro de 1969. Institui a obrigatoriedade da disciplina de Educação Moral e Cívica. Brasília, 1969.
_________. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971.Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus.Brasília, 1971.
_________. Lei nº 8.663 de 14 de junho de 1993. Revoga o Decreto-Lei nº 869, de 12 de dezembro de 1969.Brasília, 1993.
_________. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
_________. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. ParecerCNE/CEB nº15/1998. Diretrizes Curriculares Nacionais Para O Ensino Médio. Brasília, 1998.
_________. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução03/98/CNE. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. CiênciasHumanas e suas Tecnologias. Brasília, 1998.
_________. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 1999.
_________.Orientações Curriculares Nacionais. Ministério da Educação: Brasília, 2006.
_________. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. ResoluçãoCNE/CEB nº04/2006. Altera o artigo 10 da Resolução CNE/CEB nº 3/98, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2006.
_________. Ministério da Educação. Lei nº 13.415/2017. Altera as Leis nos9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no5.452, de 1ode maio de 1943, e o Decreto-Lei no236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 2017.
CARVALHO, Lejeune Mato Grosso Xavier de. A trajetória histórica da luta pela introdução da disciplina de Sociologia em ensino médio no Brasil. In: _________. Sociologia e Ensino em Debate: experiências e discussões de Sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2004.p.17-28.
CASÃO, Carolina Dias Cunha; QUINTEIRO, Cristiane Thaís. Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM. Mediações, Londrina, v. 12, n. 1, p. 225-238, jan/jun. 2007. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3403/2767. Acesso em 07 nov. 2016.
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2. ed.São Paulo: Editora Moderna, 1997.
HANDFAS, Anita. O estado da arte do ensino de Sociologia na educação básica: um levantamento preliminar da produção acadêmica. Inter-legere, Natal, n. 9, p. 386-400, 2011. Disponível em <http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/09/pdf/09es02.pdf>. Acesso em 07 nov. 2016.
MORAES, Amaury César. Desafios para a implementação do Ensino de Sociologia na escola média brasileira. Cadernos do NUPPS, ano 2, vol.1 p. 1-12, set. 2010. Disponível em <http://nupps.usp.br/downloads/docs/cad1001.pdf> Acesso em 07 nov. 2016.
OLIVEIRA, Amurabi. Os desafios teórico-metodológicos do Ensino de Sociologia no Ensino Médio. Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 3, p. 1019-1044, set./dez. 2014. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X.2014v32n3p1019/29918>. Acesso em 07 nov. 2016.
ORSATO, Andréia. Limites e desafios do ensino de Sociologia: reflexões a partir de uma experiência docente. In: SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos (org.). Educação básica: um debate teórico sobre o ensino da Sociologia. Pelotas: UFPel, 2013.p. 39-63.
OSÓRIO, Andréa; SARANDY, Flávio. Uma palavra sobre o silêncio: conteúdos de gênero para sociologia nos PCN, OCN E BNC. Inter-Legere " Revista de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFRN, Natal, RN, n. 18, jan./jun. 2016 p. 58-75. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10814. Acesso em: 31 maio 2017.
PASSAMANI, Guilherme Rodrigues. As temáticas de gênero, sexualidade e diversidade sexual no ensino médio: interface entre a institucionalização da Sociologia e a extensão universitária. Contemporânea, v. 6, n. 1, p. 119-132, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/400. Acesso em: 31 de maio de 2017.
RIBEIRO, Adélia M. Miglievichet al. Sociologia e Filosofia nas escolas de ensino médio: ausências, permanências e perspectivas. In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fernandes (orgs.). A Sociologia vai à Escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2009. p.49-59.
SANTOS, Mário Bispo dos. A sociologia do ensino médio: o que pensam os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2002. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Sociologia) " Universidade de Brasília, Brasília. 2002. Disponível em <http://repositorio.unb.br/handle/10482/7477?mode=full>. Acesso em 30 mar. 2017.
SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. Introdução. In: MORAES, Amaury César. Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 15-44. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7843-2011-sociologia-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 07 nov. 2016.
SILVA, Tadeu Tomaz da. O currículo como prática de significação. In: _______. O currículo como fetiche: a poética e a política do contexto escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.p.7-29.
VIEIRA, Cleber Santos. História, cidadania e livros escolares de OSPB (1962-1964). In: ANPUH " XXIII Simpósio Nacional De História " Londrina, 2005, p.1-8. Disponível em <http://anais.anpuh.org/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.1163.pdf>. Acesso em 23 mar. de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).