Editorial
Resumen
Os Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS) lança mais uma edição (v.1, n.2) no intuito de colaborar com a produção científica em torno do ensino de Ciências Sociais no Brasil, materializando-se como um espaço privilegiado que já agrega pesquisadores de todo o país em um esforço de publicizar as pesquisas produzidas e fomentar o debate acadêmico.
A revista apresenta uma linha editorial clara sobre ensino de Ciências Sociais, ressaltando os seguintes temas: história do ensino de Ciências Sociais e de seus cursos; a prática de ensino de Ciências Sociais e a formação de professores de Ciências Sociais; as Ciências Sociais no ambiente escolar; legislação, conteúdos e currículos de Ciências Sociais; recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências Sociais (inovações metodológicas) e; estudos comparados em experiências internacionais no campo do ensino de Ciências Sociais.
Na presente edição se encontrar cinco artigos, dois relatos de experiências docente e uma entrevista, além da apresentação onde o leitor é introduzido aos debates que se desenrolam ao longo deste número que envolveu treze (13) autores e vinte sete (27) pareceristas, além da equipe editorial.
A capa, de produção de Rebeca Melo, reflete a multiplicidade de temas e conceitos caros às Ciências Sociais, os quais são exigidos domínio de compreensão por parte dos que executam a importante tarefa de lecionar; o que torna evidente a necessidade de uma formação intelectual sólida. Nesse sentido, do professor de Ciências Sociais se espera domínio teórico do campo, além de conhecimentos e habilidades pedagógicas. Ao tomar seu próprio fazer docente e o ato de educar, em geral, como objetos de pesquisa está a se posicionar em uma condição privilegiada de constante reflexão e aperfeiçoamento de sua prática. Nesse sentido, fomentar a pesquisa em torno do ensino de Ciências Sociais é colaborar para que tenhamos avanços científicos e pedagógicos urgentes, sobretudo em se tratando da Sociologia escolar que retornou recentemente, em 2008, ao currículo nacional de Ensino Médio como componente obrigatório.
Estamos certos de que a Associação Brasileira de Ensino de Sociologia e todos os envolvidos nesta edição realizam uma importante colaboração ao debate acadêmico ao lançar mais esse número.
Dr. Cristiano das Neves Bodart (Ufal), editor chefe
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).