As representações sociais dos pibidianos da UFPI sobre o ensino de Sociologia nas escolas

Autores/as

  • Bruna Karine Nelson Mesquita

Palabras clave:

Ensino de Sociologia, Representações sociais, PIBID

Resumen

Este trabalho consiste em apresentar as representações sociais dos bolsistas do PIBID de Sociologia da UFPI sobre o ensino da disciplina propiciado nas escolas. A fundamentação do estudo possui teor quali-quantitativo e está pautada na teoria das representações sociais elaborada por Serge Moscovici. Os dados foram coletados por meio de aplicação de Teste de Associação Livre de Palavras – TALP e questionário com perguntas abertas direcionadas sobre o ensino de Sociologia, aplicados com vinte bolsistas em março de 2016. Através da análise dos dados foi possível refletir sobre as representações elaboradas sobre o ensino de Sociologia e a influência de sua trajetória nos espaços escolares nas compreensões obtidas. O artigo finaliza apontando os desafios postos no ensino da Sociologia, bem como a discussão de demais problemáticas que compõem as representações analisadas.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Representações sociais, PIBID.

 

THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF PIBID MEMBERS OF UFPI ON TEACHING SOCIOLOGY IN SCHOOLS

Abstract

This work consists in presenting the social representations of the PIBID scholarship holders of Sociology of the UFPI on the teaching of the discipline provided in the schools. The study's rationale is qualitative-quantitative and based on the theory of social representations elaborated by Serge Moscovici. Data were collected through a Free Association of Words Test (TALP) and a questionnaire with open ended questions about Sociology teaching, applied with 20 scholarship holders in March 2016. Through the analysis of the data it was possible to reflect on the representations elaborated on the teaching of Sociology and the influence of its trajectory in the school spaces in the obtained understandings. The article ends by pointing out the challenges posed in the teaching of Sociology, as well as the discussion of other problems that make up the representations analyzed.

Keywords: Teaching of Sociology, Social representations, PIBID.

 

Biografía del autor/a

Bruna Karine Nelson Mesquita

Professora substituta de Sociologia do IFPI- Campus Paulistana. Mestre em Sociologia pela UFPI. Licenciada em Ciências Sociais pela UFPI.

Citas

ABRIC, J-C. Pratiques sociales et représentations. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.

ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. A modernidade possível: cientistas e Ciências Sociais em Minas Gerais. In: MICELI, Sérgio (org). História das Ciências Sociais no Brasil, (vol 1). São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais: IDESP, 1989.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON. J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

COSTA, Leomir Souza. Ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparado em duas escolas de São Luís-MA. 2011. 123p. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA.

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. A teoria das representações sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. Cad. de Filosofia e Pisc. da Educação. Vitória da Conquista. Ano II. n. 2. p. 105-114. 2004.

FARR, Robert M. Representações sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (Orgs.). Textos em representações sociais. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. l.ed., 13.reimpr. - Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GOLDENBERG, Mirian. A Arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8 ed. - Rio de Janeiro: Record, 2004.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 12 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013

LIMA, Evannoel de Barros. As representações sociais partilhadas por professores de matemática acerca de alunos de escolas públicas e privadas do ensino médio. 2015. 129f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Piauí. Teresina-PI.

MEUCCI, Simone. A institucionalização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. Dissertação 2000. 158p. (Mestrado em Sociologia) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP.

MICELI, Sérgio. Condicionantes do desenvolvimento das Ciências Sociais. In: MICELI, Sérgio (org). História das Ciências Sociais no Brasil, (vol.1). São Paulo: Vértice, Editora da Revista dos Tribunais: IDESP, 1989.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Trad. Pedrinho A. Guareschi. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 4, Curitiba, pp. 731-747, Jul./Ago. 2011.

SANTOS, Mario Bispo dos. A sociologia no ensino médio: o que pensam os professores da rede pública do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2002

SARANDY, Flávio Marcos Silva. Ciência, Democracia e Modernidade no Pensamento Educacional Brasileiro: o debate acerca do ensino de sociologia no secundário, entre as décadas de 1930 e 1950. Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/laviecs/biblioteca/arquivos/artigo_sociologia_educacao_modernidade.pdf>. Acesso: 02 mar.2016.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MEC. Sociologia: ensino médio / Coordenação Amaury César Moraes. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 304 p.: il. (Coleção Explorando o Ensino; v. 15).

SPINK, Mary Jane. Desvendando as teorias implícitas: uma metodologia de análise das representações sociais. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (Orgs.). Textos em representações sociais. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

VERA-NORIEGA, José Ángel; PIMENTEL, Carlos Eduardo; ALBUQUERQUE, Francisco José Batista. Redes semânticas: aspectos teóricos, técnicos, metodológicos y analíticos. Ra XImhai, vol. 1, n.3, pp. 439-451, México. 2005.

Publicado

2018-06-13

Cómo citar

Nelson Mesquita, B. K. (2018). As representações sociais dos pibidianos da UFPI sobre o ensino de Sociologia nas escolas. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 2(1), 54–72. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/67

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.