A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) COMO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE EM SOCIOLOGIA
Palabras clave:
Educação de Jovens e Adulturos, Estágio Supervisionado, Sociologia e EducaçãoResumen
Este relato de experiência reflete sobre a docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que compôs a trajetória formativa dos autores. Percebida como uma modalidade acolhedora de egressos do ensino regular, a EJA pode ser entendida como um espaço marcado pela presença dos alunos e alunas que “não deram certo” em suas trajetórias educacionais. Buscamos, porém, trazer uma perspectiva inversa: perceber a EJA como uma modalidade de ensino potente na qual se pode aprender e ensinar Sociologia, levando em conta as particularidades dos estudantes. Por fim, procuraremos demonstrar como as questões curriculares e de (auto)avaliação constituem importantes debates sobre a EJA e sobre a participação da Sociologia como componente curricular.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Sociologia e educação. Estágio supervisionado.
This experience report reflects on a teaching experience with Youth and Adult Education that has composed the formative trajectory of the authors. Perceived as a welcoming modality for graduates of the regular education, Youth and Adult Education can be understood as a space marked by the presence of students who “didn’t succeed” in their educational trajectories. We seek, however, to bring an inverse perspective: to perceive Youth and Adult Education as a potent teaching modality in which Sociology can be learned and taught, taking into account the particularities of its students. Finally, we try to demonstrate how curricular and (self)assessment issues constitute important debates on Youth and Adult Education, and on the participation of sociology as a disciplinary curricular component.
Keywords: Adult education. Sociology and education. Supervised internship.
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