Um Balanço da Discussão sobre Ensino na Associação Brasileira de Antropologia

Autores/as

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Ensino de Antropologia, Formação Antropológica, Antropologia da Educação.

Resumen

O ensino de antropologia sempre foi uma preocupação constante no Brasil no processo de institucionalização desta ciência, ainda que bastante centrado no ensino superior, o que pode ser verificado através das ações da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde sua gênese. Proponho-me neste artigo realizar uma breve análise do debate sobre ensino de Antropologia no Brasil a partir de uma descrição das atividades do Grupo de Trabalho Ensinar e Aprender Antropologia, cujas atividades ocorreram durante as duas últimas reuniões brasileiras de Antropologia. Trata-se de uma reflexão inicial através do balanço desse GT, mas que nos possibilitar pensar a direção que essa discussão tem assumido.

The teaching of anthropology has always been a constant concern in Brazil in the process of institutionalization of this science, although it is highly focused on higher education, which can be verified through the actions of the Brazilian Association of Anthropology (BAA) since its genesis. I propose in this article to carry out a brief analysis of the debate about teaching Anthropology in Brazil from a description of the activities of the Working Group "Teaching and Learning Anthropology", whose activities took place during the last two Brazilian Anthropology meetings. This is an initial reflection through the balance sheet of this WG, but that allows us to think the direction that this discussion has assumed.

Biografía del autor/a

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Duotor em Sociologia (UFPE). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuante em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Pesquisador do CNPq.

Citas

AZEREDO, Paulo Roberto. Antropólogos e Pioneiros: a história da sociedade brasileira de antropologia e etnologia. São Paulo: EDUSP, 1986.

CHIANCA, Luciana. Formação e Cultura da Avaliação: Dilemas e possibilidades da antropologia na pós-graduação. Revista Política & Trabalho, s/v, n. 35, p. 169-186, 2011.

GROSSI, Miriam Pillar. Pós-graduação, graduação e especialização: novas demandas de formação em antropologia. In: GROSSI, Miriam Pillar; RIAL, Carmen; TASSINARI, Antonella (Org.). Ensino de antropologia no Brasil: Formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. Florianópolis: Nova Letra, 2006.

GROSSI, Miriam Pillar; RIAL, Carmen; TASSINARI, Antonella (Org.). Ensino de antropologia no Brasil: Formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. Florianópolis: Nova Letra, 2006.

GUSMÃO, Neusa Maria M. Entrelugares: antropologia e educação no Brasil. Revista Educação v. 34, n1, p. 29-46, 2009.

MEUCCI, Simone. Artesania da sociologia no Brasil: contribuições e interpretações de Gilberto Freyre. Curitiba: Appris, 2015.

OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de Sociologia na Educação Básica brasileira: uma análise da produção do GT Ensino de Sociologia da SBS. Teoria e Cultura, v. 11, n. 1, p. 1-14, 2016.

______. O Lugar da Antropologia na Formação Docente: um olhar a partir das Escolas Normais, Pro-Posições, v. 24, n. 2, p. 27-40, 2013a.

______. Sobre o Lugar da Educação na Antropologia Brasileira. Temas em Educação, v. 24 n. 1, p.40-50, 2015.

OLIVEIRA, Amurabi; BOIN, Felipe; BÊRIGO, Beatriz. A Antropologia, os Antropólogos e a Educação no Brasil. Revista Anthropológicas, v. 27, n. 2, p. 21-44, 2016.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso. Sobre o Pensamento Antropológico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

PEIRANO, Mariza. A antropologia como ciência social no Brasil. Etnográfica, v. 4, n2, p. 219-232, 2000.

______. A Teoria Vivida: e outros ensaios de antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

SANABRIA, Guillermo Vega. O Ensino de Antropologia no Brasil: um estudo sobre as formas institucionalizadas de transmissão da cultura. Mestrado (Antropologia Social). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

TAVARES, Fátima, GUEDES, Simoni Lahud, CARUSO, Carlos. Experiências de Ensino e Prática em Antropologia no Brasil; Brasília- DF; Ícone Gráfica e Editora, 2010

Publicado

2017-07-22

Cómo citar

Oliveira, A. (2017). Um Balanço da Discussão sobre Ensino na Associação Brasileira de Antropologia. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(1), 80–91. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/14

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.