As lutas pela presença da sociologia no Ensino Médio no Rio de Janeiro em três momentos: retorno, oferta e permanência
Keywords:
Ensino de Sociologia. Rio de Janeiro. Brasil. Lutas.Abstract
Dentro da perspectiva da História da disciplina Sociologia no ensino médio, o artigo tem como objetivo mostrar diferentes momentos da luta e dos atores responsáveis pela presença da Sociologia nesta etapa de ensino. Com esse objetivo, apresentaremos a implementação da disciplina no estado do Rio de Janeiro e seus atuais desafios, como a luta pela presença da disciplina no estado e o empenho dos professores da rede pública estadual na bandeira “nenhuma disciplina com menos de dois tempos”. Exporemos, também, o processo de retorno da Sociologia em âmbito federal problematizando o sentido do termo cidadania, condutor do debate em muitos momentos, e trazendo trechos de entrevistas realizadas com Padre Roque Zimmerman e com Ribamar Alves, personagens que, quando deputados, foram importantes porque propuseram os dois projetos de lei no Congresso Nacional. Por último, comentaremos e manifestaremos os atuais desafios para a presença da Sociologia enquanto disciplina no ensino médio.References
ANJOS, Bruna Lucila de Gois dos. Sociologia no Ensino Médio: Uma análise comparada de propostas curriculares. 149 folhas. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, 2016.
AZEVEDO, Gustavo Cravo de. Entrevista com Marcelo Burgos. Revista Perspectiva Sociológica, n.º 21, 1º sem. 2018, p. 05-20. Disponível em: http://cp2.g12.br/ojs/index.php/PS/article/view/1738. Acesso em: 15/08/2018.
______Sociologia no Ensino Médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008). 222 folhas. Dissertação de mestrado – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal Fluminense, 2014.
BODART, Cristiano das Neves; TAVARES, Caio dos Santos. Programas de fomento a expansão do Ensino Superior e oferta de cursos de Ciências Sociais no Brasil 1999-2017). Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais| Vol.2, nº.1 | p. 07-29 | jan./jun. 2018. Disponível em:
https://abecs.com.br/revista/index.php/cabecs/article/view/135. Acesso em 15/08/2018.
CRAVO, Gustavo; REIS, Jayme. A defesa pública da Sociologia por cientistas sociais e da Filosofia por filósofos durante a tramitação da Medida Provisória 746/2016. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Vol.1, nº.2 | p. 27-46 | Jul./dez. 2017.
BARROS, L. O. C . Ensino de Sociologia no 2o grau. Revista Advir, Rio de Janeiro, v. 11, p. 71-78, 1998.
BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Padre Roque Zimmemann. Projeto de Lei 3178/1997. Altera dispositivos do art. 36. Da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional - Brasília.
______. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Ribamar Alves. Projeto de Lei 1641/2003. Altera dispositivos do art. 36. Da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional - Brasília, DF, 2003.
______. Lei no. 11.684, 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996 para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias.
______. Lei nº 13.415/2017. Altera substancialmente o ensino médio. Brasília, 2017.
______. Medida Provisória 746 de 22 de Setembro de 2016. Altera substancialmente o ensino médio. Brasília, 2016.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (3ª versão). Brasília, 2018.
______. Ministério da Educação. Lei 9394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
______. Ministério da Educação. Política Nacional de Formação de Professores. Brasília, 2017.
CONTERATO, Santo. Vitória da Sociologia. Boletim da APSERJ – “Papo de Sociólogo”, Rio de Janeiro, Ano I, nº 0, novembro de 1989.
_____________________. A saga da sociologia no ensino médio. Perspectivas Sociológicas, Rio de Janeiro: Revista Eletrônica do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II, ano 1, nº 1, abr/2008 a out/2009.
D’ALÉCIO, Gabrielle Cotrim. Análise dos desenhos curriculares de cursos superiores de formação de professores em Ciências Sociais. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) – FE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
GESTEIRA, Beatriz Muniz. A cidadania como objetivo do ensino de sociologia no ensino médio: o sentido atribuído pelas instituições políticas. 94 folhas. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, 2016.
HANDFAS, A. et al. A trajetória de institucionalização da Sociologia na Educação Básica no Rio de Janeiro. In: OLIVEIRA, L. F.; FIGUEIREDO, A. V.; PINTO, N. M. (Org.). Sociologia na sala de aula: reflexões e experiências docentes no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2012.
MATTOS, Sérgio Sanandaj. A implantação da Sociologia pela via Legislativa. In: MIRHAN, Lejeune (Org.). Sociologia no Ensino Médio: Desafios e Perspectivas. São Paulo: Anita Garibaldi, 2015.
OLIVEIRA, Otair Fernandes de; JARDIM, Antonio de Ponte. O retorno da sociologia no ensino médio no Rio de Janeiro: uma luta que merece ser pautada! Revista eletrônica Perspectivas Sociológicas. Ano 2, nº 3, maio/2009-set/2009.
PEREIRA, Marcia Menezes Thomaz. A construção social da identidade da sociologia como disciplina escolar: que sociologia é essa? 178 fls. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2013.
SANTOS, Mário Bispo dos. Diretrizes Curriculares Estaduais para o Ensino de Sociologia: em busca do mapa comum. Revista Percursos. Florianópolis, v. 13, n. 01, p. 40-59, jan/jun. 2012.
RIO DE JANEIRO. Constituição do Estado do Rio de Janeiro, 1989. Em: http://www.camara.gov.br/internet/interacao/constituicoes/constituicao_rj.pdf . Acesso em: 20/09/2014.
______. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Reorientação Curricular – Ciências Humanas, 2005.
______. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CEE nº 033/2006, de 22 de março de 2006
______. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Deliberação CEE Nº 303, de 12 de dezembro de 2006.
______. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Resolução da SEEDUC n° 4.359, de 19 de outubro de 2009
______. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Resolução SEEDUC, nº 4.746, de 30 de novembro de 2011
Informação retirada da internet
Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). ABECS encaminha ofício e abaixoassinado à Câmara dos Deputados. Disponível em: http://www.abecs.com.br/abecs-encaminhaoficio-peticao-publica-e-abaixo-assinado-a-camara-dos-deputados/. Acesso em 13/07/2018.
______. A ABECS promove abaixo assinado em defesa do ensino de Sociologia e Filosofia. Disponível em: <http://www.abecs.com.br/a-abecs-promove-abaixo-assinado-em-defesado-ensino-de-sociologia-e-filosofia/>. Acesso em 13/07/2018.
______. Carta Aberta pela obrigatoriedade da disciplina Sociologia no ensino médio. Disponível em: http://cafecomsociologia.com/2017/02/carta-aberta-pela-obrigatoriedade-dadisciplina-de-sociologia-no-ensino-medio.html. Acesso em 13/07/2018.
______. Nota sobre a tramitação da reforma do ensino médio. Disponível em: http://www.abecs.com.br/nota-sobre-a-tramitacao-da-reforma-do-ensino-medio/. Acesso em 13/07/2018.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Manifesto do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio sobre a Medida Provisória. Disponível em: <http://www.anped.org.br/news/manifesto-do-movimento-nacional-em-defesa-do-ensino-medio-sobre-medida-provisoria>. Acesso em: 13/07/2018.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Filosofia (ANPOF). Manifesto da ANPOF sobre a Medida Provisória que reforma o Ensino Médio. Disponível em: <http://anpof.org/portal/index.php/en/2013-11-25-22-46-48/noticiasblog/832-manifesto-da-anpof-sobre-a-medida-provisoria-que-reforma-o-ensino-medio-brasileiro>. Acesso em: 13/07/2018.
ESTADÃO. Proposta para o ensino médio divide Conselho. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,base-do-ensino-medio-pode-voltar-para-o-mec-para-acertos,70002382246. Acesso em 13/07/2018.
JORNAL DO BRASIL. Veja como os estados pretendem implementar a MP do Ensino Médio. Disponível em: <http://m.jb.com.br/pais/noticias/2016/11/28/veja-como-os-estados-pretendem-implementar-a-mp-do-ensino-medio/>. Acesso em: 13/07/2018.
O DIA. Mudança no Ensino Médio: Estado do Rio vai manter todas as matérias. 2016. Disponível em: <http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-09-24/mudanca-no-ensino-medio-estado-do-rio-vai-manter-todas-as-materias.html>. Acesso em: 13 jul. 2018.
O GLOBO. Rio continua com artes, educação física, filosofia e sociologia obrigatórias. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/victer-rio-continua-com-artes-educacao-fisica-filosofia-sociologia-obrigatorias-20165256#ixzz4aac5j400>. Acesso em: 13 jul. 2018.
REVISTA CARTA EDUCAÇÃO. Após protesto de professores, audiência pública sobre a BNCC é cancelada em São Paulo. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/apos-protesto-de-professores-audiencia-publica-sobre-a-bncc-e-cancelada-em-sao-paulo/. Acesso em 13/07/2018.
SINDICADO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (ANDES-SN). Seção Sindical UFRGS. Notas de Entidades sobre a Medida Provisória (MP) do Ensino Médio. Disponível em: <https://andesufrgs.wordpress.com/medida-provisoria-7462016-reforma-do-ensino-medio/>. Acesso em 13 jul. 2018.
______. Nota de Repúdio do Sindicato dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Disponível em: <http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8379>. Acesso em: 13/07/2018.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA (SBS). Reforma do Ensino Médio. Disponível em:
<http://www.sbsociologia.com.br/home/index.php?formulario=noticias&metodo=0& id=73>. Acesso em: 13/07/2018.
UBES. Nota de Repúdio a MP do Ensino Médio. Disponível em: <http://ubes.org.br/2016/ubes-nota-de-repudio-a-mp-do-ensino-medio/>. Acesso em: 13/07/2018.
Entrevistas
Entrevista concedida por Zimmermann, Roque. Entrevista I. [jul. 2015]. Entrevistadora: Beatriz Muniz Gesteira. Por telefone, 2015.
Entrevista concedida por Alves, Ribamar. Entrevista II. [dez. 2015]. Entrevistadora: Beatriz Muniz Gesteira. Por telefone, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).