ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E OS ESTUDOS DE MEIO:
lugares e não lugares na Bahia “supermoderna”
Palabras clave:
Ciências Sociais., Ensino., Estudo De Meio., Lugar., Não Lugar.Resumen
O objetivo deste texto é refletir sobre práticas de ensino em Ciências Sociais a partir de atividades de campo, configuradas como “estudo de meio”. Para analisar os territórios sob a perspectiva das Ciências Sociais e sua relação com o turismo na hodiernidade, dialogamos com a teoria dos lugares e dos não lugares, conforme a perspectiva de Marc Augé (2012). Em seguida, analisamos as dinâmicas desses espaços em alguns territórios turísticos do estado da Bahia no século XXI. Ademais, os dados de observação direta, documentais e imagéticos indicam uma lógica capitalista alicerçada na expansão de "não lugares" e no fortalecimento de uma cultura de mercado, com baixo pertencimento sociocultural. Conclui-se que a experiência turística tem se mostrado homogeneizante e, em síntese, marcada pela lógica do não lugar.
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