ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E OS ESTUDOS DE MEIO:

lugares e não lugares na Bahia “supermoderna”

Autores/as

  • Luis Flávio Reis Godinho UFRB
  • Ana Quele Passos UFPR
  • Bruno José Rodrigues Duraes IFCS/UFRJ

Palabras clave:

Ciências Sociais., Ensino., Estudo De Meio., Lugar., Não Lugar.

Resumen

O objetivo deste texto é refletir sobre práticas de ensino em Ciências Sociais a partir de atividades de campo, configuradas como “estudo de meio”. Para analisar os territórios sob a perspectiva das Ciências Sociais e sua relação com o turismo na hodiernidade, dialogamos com a teoria dos lugares e dos não lugares, conforme a perspectiva de Marc Augé (2012). Em seguida, analisamos as dinâmicas desses espaços em alguns territórios turísticos do estado da Bahia no século XXI. Ademais, os dados de observação direta, documentais e imagéticos indicam uma lógica capitalista alicerçada na expansão de "não lugares" e no fortalecimento de uma cultura de mercado, com baixo pertencimento sociocultural. Conclui-se que a experiência turística tem se mostrado homogeneizante e, em síntese, marcada pela lógica do não lugar.

 

Biografía del autor/a

Luis Flávio Reis Godinho, UFRB

Professor Associado IV – Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Colegiado de Licenciatura em Ciências Sociais, Cachoeira – Bahia – Brasil. Realizou Pós Doutorado em trabalho docente, desigualdades sociais e territoriais, no PPGSA- IFCS-UFRJ (2014), Doutorado em Sociologia - PPGS-UFPB (2008), Mestrado em Ciências Sociais - PPGCS-UFBA (2003) e Licenciatura/Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2000). Atualmente é professor Associado 4 do Curso de Ciências Sociais e do Mestrado Profissional em Educação do Campo, ambos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Política Social e Territórios da UFRB. Coordenador do Subprojeto de Residência Pedagógica Ensino de Sociologia no Ensino Médio (CAPES-UFRB-SEC). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia do trabalho, dos movimentos sociais e da educação, investigando os seguintes temas: trabalho e educação; ensino de sociologia no ensino médio, estigma, racismo e educação, profissão docente e educação do campo e Territórios. 

Ana Quele Passos, UFPR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui Graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Realizou Residência Pedagógica em Ensino de Sociologia (CAPES/UFRB). 

Bruno José Rodrigues Duraes, IFCS/UFRJ

Sou Sociólogo, nordestino, baiano, sertanejo da região de Mundo Novo e Barra do Mendes, Professor Associado 3 de Sociologia da UFRJ (Departamento de Sociologia/IFCS) e colaborador da disciplina "Trabalho e Sociedade Hoje" no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ - em 2022 e 2023. Sou ex-professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e ex-professor da UNIFAL-MG. Doutor em Ciências Sociais (Unicamp- 2011), com Mestrado em Sociologia (Unicamp-2006), licenciado em Ciências Sociais (2003) e Bacharel em Sociologia (2004) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fui estudante de Engenharia Mecânica do antigo CEFET-Bahia (IFBA, 1999). Ex-membro da Direção Ampliada da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS, biênio 2020-2022). Possuo experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando nos temas: trabalho, informalidade, teoria marxista, ensino de sociologia e trabalho digital. Ex-Coordenador da Área (Departamento) de Conhecimento de Humanidades do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB (2017) e Ex-Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRB (2017-2019). Atuei em 2020/2021 no Projeto/Canal Trincheiras de Ideias no youtube (projeto de extensão da UFRB em parceria com a UFBA e UFFS), que teve por objetivo difundir conhecimento sobre Filosofia e Sociologia (Ciências Sociais) e atuar na defesa da manutenção da Sociologia e da Filosofia na Escola. Sou ex-Coordenador do Bacharelado em Ciências Sociais da UFRJ (nov de 2021- dez de 2023), IFCS - Rio de Janeiro. Fui menor aprendiz (office boy) na Caixa Economica Federal em Camaçari-Bahia em 1994/1995 - período em que comecei a trabalhar com 14 anos. Fui Coordenador do Pibid Sociologia UFRB (2020-2021, Programa de Iniciação à Docência) e Coordenador do Pibid Sociologia da UFRJ, núcleo 2, entre 2023-2024 com 24 bolsistas orientantos/as. Estou como Coordenador do LABHDUFRJ (Laboratório de Humanidades Digitais da UFRJ).

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Reis Godinho, L. F., Passos, A. Q., & Rodrigues Duraes, B. J. (2025). ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E OS ESTUDOS DE MEIO: : lugares e não lugares na Bahia “supermoderna”. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 9(1), 01–27. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/544

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