Leituras de “O suicídio” na escola: estudos e ações de prevenção em aulas de Sociologia no ensino médio
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Suicídio, “Setembro Amarelo”, JuventudeResumo
O relato de experiência apresenta um conjunto de atividades realizadas em uma escola pública estadual no município de Palhoça-SC junto ao componente de Sociologia, com vistas à discussão da questão do suicídio entre adolescentes. No decorrer do ano letivo foi observada a emergência de assuntos referentes ao sofrimento psíquico entre os jovens, ao mesmo tempo em que havia conhecimentos pouco consolidados a respeito dos objetos e métodos de estudo da Sociologia. Essas duas questões motivaram o trabalho com a obra "O Suicídio" de Émile Durkheim, para contemplar ao menos duas lacunas no componente: os objetos e métodos de estudo da Sociologia e a análise de Durkheim sobre o suicídio como fato social. O tema foi bem recebido pelos estudantes, que propuseram projetos de pesquisa e ações para campanhas de prevenção na escola.
Palavras-chaves:Ensino de Sociologia. Suicídio. “Setembro Amarelo”. Juventude.
Readings of “Suicide” at school: studies and preventive actions in Sociology classes in high school
Abstract
The experience report presents a set of activities performed in a state school in the city of Palhoça-SC in Sociology classes, for discussion of teen suicide issue. During the school year, the emergence of issues related to psychological distress among young people was observed, while there was little consolidated knowledge about the objects and methods of studying Sociology. These two questions motivated the work with the work "The Suicide" by Émile Durkheim, in order to contemplate at least two gaps in the component: the objects of study of Sociology and its methods and Durkheim's analysis of suicide as a social fact. The topic was well received by the studies, which proposed research projects and actions for prevention campaigns at school. These two issues led the work with the book "Suicide" of Emile Durkheim, in order to include at least two gaps in the component: the sociology study of objects and their methods and analysis of Durkheim on suicide as a social fact. The theme was well received by students, who proposed research projects and actions for prevention campaigns at school.
Keywords:Sociology teaching. Suicide. “Yellow September”. Youth.
Referências
CICOGNA, Júlia Isabel Richter; HILLESHEIM, Danúbia; HALLAL, Ana Luiza de Lima Curi. Mortalidade por suicídio de adolescentes no Brasil: tendência temporal de crescimento entre 2000 e 2015. J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 68, n. 1, p. 1-7, mar. 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852019000100001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05/05/2020.
DURKHEIM, Émile. O Suicídio. Tradução: Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2005.
LALLEMENT. Michel. História das Idéias Sociológicas: das origens a Max Weber. Petrópolis: Vozes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).