Quem conta a história do ensino de Sociologia no Brasil? Um estudo bibliométrico
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Dossiês, Periódicos, BibliometriaResumo
A história do ensino de sociologia no Brasil tem sido narrada sob diferentes prismas que recorrem às principais instituições, personagens, ideias e documentos que dão contornos a esta história. Nos últimos anos, em especial a partir do contexto de inclusão obrigatória da disciplina no currículo da educação básica, houve o crescimento de pesquisas e consequentemente de publicações que buscam resgatar e recontar a trajetória do ensino de sociologia. Tendo isto como base e sabendo-se que os periódicos acadêmicos são o principal meio de difusão do conhecimento dos estudos, este artigo objetiva mapear os trabalhos que se dedicaram à história do ensino de sociologia publicados em dossiês de periódicos acadêmicos entre os anos de 2000-2017. Por meio do método bibliométrico, buscamos: a) quantificar e descrever a produção de dossiês sobre ensino de sociologia em periódicos acadêmicos; b) analisar no interior desse formato de publicação os trabalhos que têm como foco a história do ensino da disciplina, e, c) conhecer os principais trabalhos e autores que são utilizados como referências para contar essa história. Entre os principais resultados podemos destacar que os autores tendem a se auto referenciar e que os livros, seguidos dos artigos em periódicos, são os tipos mais citados na bibliografia, o que nos auxilia na produção do diagnóstico do campo e da construção de uma narrativa mais lúcida acerca da sociologia escolar.
WHO COUNTS THE HISTORY OF THE TEACHING OF SOCIOLOGY IN BRAZIL? a bibliometric study
The history of the teaching of sociology in Brazil has been narrated under different prisms that resort to the main institutions, characters, ideas and documents that give shape to this history. In recent years, especially from the context of compulsory inclusion of the discipline in the basic education curriculum, there has been a growth of researches and consequently of publications that seek to redeem and retell the trajectory of sociology teaching. Taking this as a basis and knowing that academic journals are the main means of disseminating knowledge of studies, this article aims to map the works that were dedicated to the history of teaching sociology published in dossiers of academic journals between the years 2000- 2017. Through the bibliometric method, we try to: a) quantify and describe the production of dossiers on teaching sociology in academic journals; b) analyze within this publication format the works that focus on the history of the teaching of the subject, and c) know the main works and authors that are used as references to tell this story. Among the main results we can highlight that the authors tend to self refer and that the books, followed by the articles in periodicals, are the most cited types in the bibliography, which helps us to produce the diagnosis of the field and the construction of a narrative more Lucid about school sociology.
Referências
ARAUJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.
BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Apresentação do dossiê especial história do ensino de Sociologia. Revista Café com Sociologia, v. 4, n. 3, p. 02-07, 2015.
BODART, Cristiano; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): Um Estado da Arte na Pós-Graduação. Revista de Ciências Sociais, v. 48, n. 2, 2017.
CARVALHO, Lejeune Mato Grosso. A trajetória histórica da luta pela introdução da disciplina de sociologia no ensino médio no Brasil. IN: CARVALHO, L.M.G. (Org.). Sociologia e ensino em debate. Experiências e discussões de sociologia no ensino médio. Ijuí, Ed. Unijuí: 2004.
CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara e PEREIRA, Gilson R. de M.. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos da área. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.17, pp.63-85.
CIGALES, Marcelo Pinheiro. BODART, Cristiano das Neves. Por uma sociologia no ensino de sociologia: diálogos entre Brasil e Argentina. Entrevista com Diego Pereira. Revista Café com Sociologia, v. 4, n. 3, p. 156-169, 2015.
CIGALES, Marcelo Pinheiro. História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci. Revista Em Tese, v. 12, n. 2, p. 204-2018, 2015.
CIGALES, Marcelo Pinheiro; BRUNETTA, Antonio Alberto. Um estado da arte de dossiês sobre ensino de sociologia em periódicos acadêmicos. Anais Ensino de Sociologia. 18º Congresso Brasileiro de Sociologia. Brasília, DF, 2017.
CIGALES, Marcelo Pinheiro; ENGERROFF, Ana Martina Baron. Código disciplinar y historia de las disciplinas escolares: Entrevista con Raimundo Cuesta. Revista História da Educação, Asphe, Porto Alegre, v. 22, n. 54, p. 8-18, 2018.
ERAS, Ligia W. A produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013). 2014. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPR. Curitiba.
HANDFAS, Anita e OLIVEIRA, Luiz Fernandes de (orgs.). A Sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2009.
HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa (Orgs.). Dilemas e Perspectivas da Sociologia na Educação Básica. Rio de Janeiro: E-Papers, 2012.
HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. BIB. São Paulo nº 74, 2º semestre de 2012, p. 43-59. Publicada em julho de 2014.
HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia P.; FRAGA, Alexandre Barbosa. (Orgs.). Conhecimento escolar e ensino de Sociologia: instituições, práticas e percepções. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.
HANDFAS, Anita. As pesquisas sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica. In: Ileizi Fiorelli Silva e Danyelle Nilin Gonçalves. (Org.). A Sociologia na Educação Básica. 1. ed.São Paulo: AnnaBlume, 2017, v. 1, p. 367-386.
MORAES, Amaury. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Revista Tempo Social. V. 15, n. 1, São Paulo, 2003.
MORAES, Amaury. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cad. CEDES, vol.31, n.85, p. 359-382, 2011.
NEUHOLD, Roberta. Sociologia do Ensino de Sociologia: os debates acadêmicos sobre a constituição de uma disciplina escolar. 2014. 334f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
OLIVEIRA, Amurabi. Revisitando a história do ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 35, n. 2, 2013, p. 179-189.
______. O ensino de sociologia na educação básica brasileira: uma análise da produção do GT ensino de sociologia na SBS. Revista Teoria e Cultura.UFJF, v. 11, n. 1, jan/jun 2016. P. 55-70
PEREIRA, Luiza Helena. A luta dos sociólogos pela obrigatoriedade da Sociologia no Ensino Médio. In: MEIRELLES, Mauro. RAIZER, Leandro. PEREIRA, Luiza Helena. (Org.). O ensino de Sociologia no RS - Repensando o lugar da Sociologia. Porto Alegre: Evangraf/LAVIECS, 2013. p 13- 34.
REESINK, Mísia L. ; CAMPOS, Roberta. A Geopolítica da Antropologia no Brasil: Ou como a província vem se submetendo ao Leito de Procusto. Rumos da Antropologia no Brasil e no Mundo: Geopolíticas Disciplinares. 1ed.Recife-PE: Editora UFPE-ABA, 2014, v. , p. 53-82.
ROMANO, Fábio Geraldo. A luta em defesa da Sociologia no Ensino Médio: 1996-2007: um estudo sobre a invenção das tradições. 2009. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras Araraquara.
TRINDADE, Hélgio. Ciências Sociais no Brasil em perspectiva comparada: fundação, consolidação e institucionalização. In: ________. (org.). As ciências sociais na América Latina em perspectiva comparada: 1930-2005. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. p. 73-178.
COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO
ENGERROFF, Ana Martina Baron; CIGALES, Marcelo; THOLL, James. Quem conta a História do ensino de Sociologia no Brasil? Um estudo bibliométrico. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.1, n.2, p.65-87, 2017.
Recebido em: 24 de set. 2017
Avaliador 1: 21 de out. 2017
Avaliador 2: 10 de jan. 2018
Aceito em: 25 de jan. 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).