FOTOGRAFIA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA:
captando os fenômenos sociais
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia. Fotografia. Fenômenos Sociais.Resumo
O presente relato objetiva apresentar uma experiência realizada no ano de 2021, com estudantes secundaristas de uma escola regular do município de Itapipoca -Ceará. A atividade envolveu a fotografia como um recurso metodológico, mobilizado de forma assíncrona nas aulas de Sociologia. Buscou-se compreender como os estudantes captaram os fenômenos sociais, através de imagens, utilizando, a partir de Bodart (2021), as noções de “percepção figuracional da realidade social”, e o olhar sociológico. Como metodologia para este trabalho foram utilizadas orientações em sala de aula, as discussões sobre temáticas sociológicas e as fotografias produzidas pelos estudantes. A experiência didática possibilitou aos estudantes compreender a realidade social através de um recurso muito utilizado no seu cotidiano: a fotografia. Isso possibilitou um diálogo entre o ensino de Sociologia e as culturas juvenis, bem como favoreceu o processo de reflexão sobre o cotidiano.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 28 jun. 2020.
BRASIL. INEP. Matriz de referência de língua portuguesa-SAEB. Disponível em: http://download.inep.gov.br. Acesso em: set. 2021.
BRASIL. INEP. Matriz de Língua Portuguesa de 3ª série - Ensino Médio. Comentários sobre os tópicos e descritores exemplos de itens. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/3_portugues.pdf. Acesso em: dez. 2021.
BAGOLIN, Luiz Armando. REIS, Magali dos. José de Souza Martins. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo, Contexto, 2008, 208 pp.
BODART, Cristiano das Neves. Fotografia como recurso didático no ensino de Sociologia. Em Tese, v. 12, n. 2, ago./dez., 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p81. Acesso em: 09 abr. 2022.
BODART, Cristiano das Neves. Usos da canção no ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021.
BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude, v. 15, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11397. Acesso em: 22 jul. 2022.
CEARÁ. Documento Curricular Referencial do Ceará - Ensino Médio. Governo do estado do Ceará. Secretária de Educação. 2021. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/documento-curricular-referencial-do-ceara/. Acesso em: 22 mar. 2022.
LIVISKI, Izabel. Fotografia e sociologia: afinidades eletivas. Revista Contemporartes. Disponível em: https://revistacontemporartes.com.br/2021/04/05/fotografia-e-sociologia-afinidades-eletivas/. Acesso em: 09 abr. 2022.
MARTINS, José de Souza. São Paulo, Edusp (coleção Artistas da USP), 2008, 184 pp. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 21, n. 1. Resenhas. pp: 214-217. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/qJtQH7RrZTGywJ6cXDDBLnQ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.
PIRES, Vinicius Mayo; et al. Sociologia em Movimento. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2016.
SANTOS, Patrícia Lessa dos. A imagem enquanto fonte de pesquisa: a fotografia publicitária. Iniciação científica Cesumar, Maringá, v. 2, n. 2, p. 63-68, ago./dez. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Karla Luana Gomes Cunha Gomes Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).