Educação, Crítica Decolonial e Ensino de Ciências Sociais: entrevista com Adelia Miglievich-Ribeiro
Palavras-chave:
Ensino de Ciências Sociais, Educação Decolonial, EducaçãoResumo
Nesta entrevista Adelia Miglievich-Ribeiro, Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), conta um pouco sobre sua trajetória educacional e profissional junto as Ciências Sociais, bem como sobre sua atuação como docente-pesquisadora, dedicando-se principalmente às teorias sociais, à sociologia dos intelectuais e ao pensamento latino-americano, atentando para a crítica decolonial e pós-colonial. Também são abordadas questões relacionadas à Educação (Pública) e ao Ensino de Ciências Sociais no Brasil frente à atual conjuntura política no país.
Downloads
Publicado
16-01-2019
Como Citar
Cigales, M., & Barbosa, I. I. (2019). Educação, Crítica Decolonial e Ensino de Ciências Sociais: entrevista com Adelia Miglievich-Ribeiro. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 2(2), 146–156. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/161
Edição
Seção
Entrevista
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).