Um olhar a partir do Estágio Supervisionado
compreendendo a sociologia escolar no Colégio de Aplicação da Ufac
Palabras clave:
Colégio de Aplicação, Estágio Supervisionado, Pedagogia Científica, Sociologia EscolarResumen
O estágio supervisionado se apresenta aos estudantes como uma oportunidade de grandes aprendizados na vida profissional e inserção ao mundo do trabalho, seja a partir de experiências positivas ou de negativas. As contribuições da atividade de estágio, além de preparar tecnicamente, também pode ser experienciada como um momento de pesquisar os elementos da comunidade escolar em questão. O objetivo geral do presente relato de experiência, construído a partir do relatório de estágio, é explicitar os norteadores teóricos do ensino de Sociologia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. Para realização do objetivo geral, comentar-se-á a respeito das especificidades da carreira docente no CAp/Ufac, pedagogia científica e os impactos, diretos e indiretos, dessa concepção educacional para a comunidade riobranquense. Dessa forma, o desenvolvimento do estágio foi norteado por princípios de pesquisa exploratória, na etapa de levantamento bibliográfico, pesquisa bibliográfica e pesquisa etnográfica.
The supervised practice is presented to students as an opportunity of great apprenticeship on their professional life and insertion to the world of work. Besides preparing technically the students, this activity can also be experienced as a moment to search for elements of the school community in question. The main goal of this experience report, built from a report about the practice experience is clarify the theorical guiding of the teaching of Sociology at ‘Colégio de Aplicação da UFAC’. To achieve the general objective, comments will be made on the specificities of the teaching career at CAp-UFAC, scientific pedagogy and the impacts, direct and indirect, of this educational concept to the community. Therefore, the development of this supervised practice was guided by principles of exploratory research, in the bibliographic survey stage, bibliographic research and ethnographic research.
Citas
ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BODART, Cristiano das Neves. Sociologia escolar: ensino, discussões e experiências. 1.ed Porto Alegre: CirKula, 2018.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero. 1983.
GERHARDT, Tatiana E.; SILVEIRA, Denise T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
LIMA, R. B. et al. Caminhos da Educação: trajetórias, desafios e perspectivas nos 40 anos do Colégio de Aplicação da Ufac. Goiânia: Rio Branco: Alta Performance, Edufac, 2021.
LEITÃO, L. A.; FREITAS, R. G. A. Notas sobre uma disciplina marginal: A Sociologia no currículo da rede federal de ensino. Revista Conexão na Amazônia, ISSN 2763-7921, v. 3, n. Edição especial VII Conc&t, 2022.
LEITÃO, L. A. . “O Ensino de Sociologia no Colégio de Aplicação da UFAC: notas sobre a construção sociológica”. In: OLIVEIRA, Arivaldo D'Avila de; BONIFÁCIO, Maria Iracilda Gomes Cavalcante; LIMA, Regineison Bonifácio de. (Orgs.). Saberes Amazônicos Trajetórias e vivências educacionais do Grupo Gescam. 1ed. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2020.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MAGALHÃES, Wallace Lucas. O imaginário social como um campo de disputas: um diálogo entre Baczko e Bourdieu. Albuquerque – Revista de História. vol. 8, n. 16. jul.- dez./2016, p. 92-110.
MIRANDA, P. V.; PEREIRA, A. R.; RISSETTI, G. A influência do ambiente escolar no processo de aprendizagem das escolas técnicas. Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, EDUNISC. 2016.
OLIVEIRA, Amurabi. Desafios e Singularidades do Estágio Supervisionado na Formação de Professores de Ciências Sociais. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro, Vol. 24, n. 47, p. 195-216, set-dez. 2014.
PPP. Projeto político-pedagógico do Colégio de Aplicação da Ufac: 2013-2016. Universidade Federal do Acre, Colégio de Aplicação. Rio Branco: CAp, 2017. 90p.:il.; 30 cm.
SILVA, Jaderson Pereira. Transposição didática ou ressignificação pedagógica: o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Clara Brito de Oliveira, Luciney Araújo Leitão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).