A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE/CAMPUS RIO BRANCO

Autores/as

  • Luciney Araújo Leitão Universidade Federal do Acre
  • Josina Maria Pontes Ribeiro Instituto Federal do Acre

Palabras clave:

Sociologia Educação Profissional Instituto Federal do Acre

Resumen

Neste artigo, buscamos compreender a presença da disciplina de Sociologia no currículo dos cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco. A pesquisa está ancorada no materialismo histórico-dialético e faz uso de pesquisa bibliográfica e documental (projetos pedagógicos de cursos e ementas das disciplinas de Sociologia I, II e III). A criação da Rede EPT (Educação Profissional e Tecnológica) e, por conseguinte, a autonomia didático-pedagógica de cada campus evidencia a contribuição da Sociologia Crítica para uma formação politécnica e omnilateral, considerando as temáticas que facilitam a transdisciplinaridade no ensino.

Palavras-chave: Sociologia. Educação Profissional. Instituto Federal do Acre.

 

 

In this article we seek to understand the presence of Sociology in the curriculum of the Integrated High School with Technical Education courses at the Federal Institute of Acre, Rio Branco Campus. The research is grounded in dialectical historical materialism and employs bibliographic and documentary research (educational projects of courses and syllabi of Sociology I, II, and III). The creation of the EPT Network and, consequently, the pedagogical didactic autonomy of each campus highlights the contribution of Critical Sociology to a polytechnic and omnilateral education, considering topics that facilitate transdisciplinarity in teaching.

Abstract: Sociology, Professional Education, Federal Institute of Acre.

Biografía del autor/a

Luciney Araújo Leitão, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2009) e graduação em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2008), possui Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Atualmente é professor de Sociologia EBTT no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre - UFAC, e de Sociologia no Ensino Médio no Centro Educacional e Cultural Meta. Pesquisador e extensionista vinculado ao Grupo de Estudos Socioculturais da Amazônia (GESCAM/UFAC) da Universidade Federal do Acre e Pesquisador vinculado ao grupo Diálogos: Direito, Economia e Sociedade do Centro Universitário São Lucas (UNISL-RO), desenvolvendo pesquisas voltadas para o Ensino de Sociologia, Educação em Sociologia, Religião de Matriz-Africana, Gênero e Cultura no Oeste da Amazônia.

Josina Maria Pontes Ribeiro, Instituto Federal do Acre

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Acre (2002), Especialista em Direitos Humanos e Sociedade pela União Educacional do Norte - UNINORTE (2005), Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (2009) e Doutora em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Já trabalhou como Socióloga da Gerência de Planejamento da Secretaria Estadual de Cidadania e Assistência Social - SECIAS (2003-2006). Fez parte do quadro docente da União Educacional do Norte (UNINORTE), de 2003 a 2011. Prestou consultoria de forma individual ou pelo Núcleo Social da EKOAR em projetos técnicos nas áreas social, assistencial, ambiental e habitacional, no período de 2006 a 2011. Docente na área de Ciências Sociais no Instituto Federal do Acre, desde 2011, onde já já atuou como Diretora de Pós Graduação e Diretora de Extensão Tecnológica na Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (2012 a 2013) . No Ifac/Campus Rio Branco coordenou o Curso Superior Tecnológico de Processos Escolares, de 2016 a 2017 e o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), de 2017 a 2021. Nesse programa integrou o Comitê Gestor, representando os coordenadores da Região Norte, de outubro de 2019 a outubro de 2021 e atualmente integra o Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do Programa (NAPE). Atua como coordenadora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)/Campus Rio Branco, desde maio de 2021.

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Publicado

2024-04-11

Cómo citar

Araújo Leitão, L., & Maria Pontes Ribeiro, J. (2024). A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE/CAMPUS RIO BRANCO. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(2), 86–104. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/491

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