NEOLIBERALISMO, EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA:

o Novo Ensino Médio à luz da Pedagogia Histórico-crítica

Autores/as

  • Afranio Silva UERJ
  • Lier Pires Ferreira Colégio Pedro II
  • Bruno da Costa Abreu Colégio Pedro II

Palabras clave:

Neoliberalismo, pedagogia histórico-crítica, marxismo

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a Reforma do Ensino Educacional instituída pela Lei nº 13.415/2017 e seus impactos políticos e pedagógicos. A hipótese a ser trabalhada é de que essa reforma está inserida em um movimento das novas dinâmicas do capital, que intensificam um processo de mercantilização da educação e de propagação de uma ideologia liberal, cuja finalidade é forjar um novo sujeito histórico, submisso ao capital. Dessa forma, alguns pontos da reforma que estruturam o Novo Ensino Médio – NEM serão analisados contextualmente no que se refere à concepção do ensino-aprendizagem, ou seja, ao processo pedagógico, utilizando diferentes expressões do marxismo e da pedagogia histórico-crítica como referenciais teóricos e metodológicos.

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Publicado

2022-09-22

Cómo citar

Silva, A., Pires Ferreira, L., & da Costa Abreu, B. (2022). NEOLIBERALISMO, EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA: : o Novo Ensino Médio à luz da Pedagogia Histórico-crítica. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(1), 79–104. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/387

Número

Sección

Artigos