A socialização política nos livros didáticos: uma discussão curricular em perspectiva comparada
Palavras-chave:
socialização, política, recontextualização, Brasil, FrançaResumo
Entre as várias discussões pertinentes às ciências sociais, a relação entre o indivíduo e a sociedade apresenta-se como fundamental para seu marco teórico. O presente artigo centraliza a discussão em torno do conceito de socialização por meio do arcabouço conceitual da recontextualização didática de Basil Bernstein (1993) de modo a analisar como ocorre o processo de mediação didática do conteúdo referente à relação entre indivíduo e sociedade apresentado nos livros didáticos adotados nos sistemas de ensino básico no Brasil e na França. Os resultados preliminares indicam que o livro brasileiro recontextualiza o conceito de socialização inserido em uma discussão teórica durkheimiana tendo as instituições primárias como pilar desse processo, enquanto o livro francês aborda o conceito de socialização política, incluindo no processo de socialização as instituições políticas. Nesse sentido, o debate do artigo abrange a problematização da categoria política incluída ou não como parte de um processo de socialização social nas disciplinas escolares de Sociologia no Brasil e nas Ciências Sociais e Econômicas (CES) na França.
Referências
BERNSTEIN, Basil. A Pedagogização do Conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, n. 120, 2003.
BODART, Cristiano das Neves; LOPES, Gleison Maia. A ciência política nas propostas curriculares de sociologia para o ensino médio. In Cadernos da Associação Brasileira de Ensino em Ciências, Vol.1, nº.1, p. 131-152 | Jan./Jun. 2017.
BRITO, Silvia Helena Andrade de. A produção de manuais didáticos e o ensino de sociologia na escola média em dois momentos históricos (1935-1989). In Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p58-75, maio 2010.
COSTA, M.V. Currículo e política cultural. In O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
DESTERRO, Fábio Braga do. Sobre os livros didáticos de Sociologia para o ensino médio. Dissertação de Mestrado, UFRJ, 2016.
ÉCHAUDEMAISON, Claude-Danièle et al. Sciences sociales & politiques Term. Paris: Nathan, 2012.
LOPES, A.C. e MACEDO, E. Currículo. In Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
MONTEZ, Gabriela. Formando o Cidadão e Construindo o Brasil: a socialização política nos manuais de Educação Moral e Cívica e de Sociologia. Dissertação de Mestrado. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas / Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), 2015.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
VÁRIOS AUTORES. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).