"Qual o papel das ciências sociais hoje?”
Palavras-chave:
Sociologia hojeResumo
Este trabalho discute a importância das Ciências Sociais nos dias de Hoje. O artigo foi apresentado no VII Seminário Discente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 07 de novembro de 2018.
Referências
Referências:
BENJAMIN, César, comentário sobre “A Dialética Sociológica”. Disponível em https://www.facebook.com/groups/332652840123502/permalink/1866545360067568/, 23/10/2018).
BOURDIEU, Pierre. Lições da Aula. São Paulo: Editora Ática S. A, 1988.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
FERNANDES, Florestan. A Etnologia e a Sociologia no Brasil. São Paulo, Editora Anhambi S.A. 1958. Cap. VI: O ensino da sociologia na escola secundária brasileira. Este capítulo é a Comunicação ao I Congresso Brasileiro de Sociologia, em 1954.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. RJ: Civilização Brasileira. 1982.
JAY, Martin. A Imaginação Dialética. História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950. Contraponto Editora, Tradução de Vera Ribeiro, 1996.
KAKUTANIA, Michiko. A Morte da Verdade. 1a ed. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2018
LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia? In: Danyelle Nilin Gonçalves (Org.) Sociologia e Juventude no Ensino Médio: formação, PIBID e outras experiências. Campinas/SP: Pontes Editores, 2013.
MILLS, Wright C. A imaginação sociológica. 2 ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1969. 246 p. 1º capítulo.
PEREIRA, Luiza Helena. A luta dos sociólogos pela obrigatoriedade da Sociologia no Ensino Médio. In MEIRELLES, Mauro. O Ensino da Sociologia no RS. Evangraf/LAVIECS, 2013
PEREIRA, Luiza Helena. Conhecendo e pensando a sociologia no ensino médio . Trabalho apresentado na mesa-redonda: "A Sociologia no Ensino Médio e fundamental: realidades locais", por ocasião V Encontro Nacional de Cursos de Ciências Sociais, realizado em Niterói, Rio de Janeiro, em julho de 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).